Cabelo forte, brilhante, sedoso e que cresce três vezes mais que o normal: são essas as sedutoras promessas do chamado “Shampoo-Bomba” – um mix de Bepantol líquido, shampoo sem sal e Monovin A, um composto para uso em cavalos. Mas, será que o shampoo para fazer cabelo crescer funciona? Vale a pena apostar em um produto que leva um ingrediente exclusivo para utilização veterinária?
Leia também:
Pílula para o cabelo crescer mais rápido: médico diz se Pantogar funciona
Shampoo para crescer cabelo funciona? Médico comenta nova onda das famosas
Dormir de trança para cabelo crescer rápido e ter ondas perfeitas: funciona?
Shampoo-bomba faz cabelo crescer?
De acordo com o dermatologista Alberto Cordeiro, ao contrário do que anunciam as receitas ensinadas na internet, a mistura não tem nenhum impacto sobre o crescimento dos cabelos. “O cabelo cresce um centímetro por mês, em média, variando um pouco de pessoa para pessoa. Não existe nada que faça com que esse ritmo seja acelerado”, diz ele. O que pode acontecer é que alguns produtos, por conta de um bom poder de hidratação, evitam a quebra dos fios, e isso dá a impressão de que a velocidade de crescimento do cabelo aumentou.
Monovin A para cabelo: faz mal?
Um dos ingredientes presentes no shampoo-bomba é o Monovin A. Ele é um produto veterinário injetável, feito de vitamina A pura, próprio para ser utilizado em cavalos, com o objetivo de melhorar o aspecto da crina e do pelo do animal, deixando-os mais sedosos e bonitos.
Cordeiro explica que, na teoria, o uso de vitamina A nos cabelos humanos teria, de fato, seus benefícios – esse nutriente é altamente hidratante e ajudaria a fechar as cutículas do cabelo, fazendo com que os fios ficassem mais macios e brilhosos. Mas, atenção: é só na teoria.
“Eu jamais indicaria esse produto, mesmo diluído no shampoo. O Monovin A foi formulado para uso em animais, nunca foi testado em humanos. Acho muito perigoso. Além disso, tem uma concentração de vitamina A altíssima, muito mais do que o necessário para nós. Como nunca houve um controle de qualidade para o uso do Monovin A sem ser em cavalos, é até difícil prever quais os efeitos colaterais que poderiam surgir decorrentes da aplicação deste produto nos cabelos, mas pode haver irritações e alergia”, alerta o dermatologista.
Dentre os outros riscos do uso do Monovin A para o cabelo, está a queda de cabelos, se o produto for aplicado diretamente na raiz, conforme a dermatologista Karla Assed informou ao Bolsa de Mulher em outra oportunidade. “Além disso, o pelo do cavalo é dez vezes mais resistentes que qualquer fio humano. Por isso, o Monovin A pode enfraquecer o cabelo e deixá-lo mais quebradiço”, adverte Karla.

Bepantol líquido para cabelo
Já o outro ingrediente do “shampoo-bomba”, o Bepantol líquido, também não faz o cabelo crescer mais rápido, mas é testado e aprovado para uso em humanos, além de fazer parte da recomendação dos dermatologistas para quem tem cabelo secos e sem brilho. “Ele tem d-Pantenol, uma vitamina que tem um bom poder de hidratação dos fios, e pode ser misturado no shampoo, no condicionador ou na máscara para cabelos. Mas escolha apenas um, caso contrário o cabelo pode ficar pesado e oleoso”, avisa Cordeiro.