Os primeiros sintomas do início de uma gravidez ainda não confirmada podem ser facilmente confundidos com outros quadros de TPM. Ainda que não seja absolutamente normal, muitas mulheres grávidas podem sangrar, além de ter outros quadros típicos do período menstrual, como inchaço, cólica e mais compulsão por comida.
Leia também:
3 melhores posições para grávida dormir (e o motivo)
Grávidas podem aproveitar a praia, mas com cuidados
8 posições sexuais para a gravidez
Sintomas comuns também à gravidez
1. Dor e aumento das mamas
Para se preparar para acolher o bebê, no início da gestação acontecem diversas mudanças no organismo, causadas por aumento da taxa de hormônios femininos. O principal deles é a progesterona, que provoca retenção de líquido e desconforto nas mamas, fazendo com que seu volume aumente. A mama como um todo fica mais volumosa e o bico cresce como parte da adaptação e preparo para a amamentação.
2. Compulsão por comida
Por conta das mudanças que ocorrem também no sistema gastrointestinal para se adequar à nova vida, a gestante não consegue ingerir grandes quantidades de comida. Assim, ela passa a sentir mais fome a cada intervalo de poucas horas, e exige uma alimentação mais equilibrada e balanceada.
3. Cólica abdominal
As cólicas podem acontecer em graus variados de acordo com cada gestante e podem ser normais, por conta do crescimento do útero. Porém, qualquer quadro de dor pélvica deve ser comunicado ao médico, pois pode ser sinal de outras complicações, como a infecção urinária, por exemplo.
4. Sangramento
Qualquer sangramento durante a gestação é considerado anormal e deve ser investigado, pois pode ser uma ameaça de aborto nos primeiros meses da gravidez, lesões no colo do útero, descolamento de placenta, entre outros. No entanto, com algumas mulheres acontece um pequeno sangramento no momento da implantação do embrião no útero.

5. Enjoo
Os desconfortos gástricos são esperados no início da gestação e na maioria das vezes, podem gerar alguns episódios de vômitos. O normal é que o sintoma de gravidez dure apenas durante o primeiro trimestre, ou no comecinho ou as 12 primeiras semanas. Os sintomas deixam de ser normais quando a gestante não consegue se alimentar, o que pode causar desidratação e desnutrição, para mãe e bebê.
6. Inchaço no corpo
Um pouco de inchaço é normal e vai aumentando progressivamente com o passar da gestação. Tudo porque a circulação geral do organismo está alterada e o retorno de sangue das pernas para o coração é dificultado pela compressão feita pelo próprio útero nas principais veias do organismo.
7. Tontura e sonolência
Esses sintomas acontecem por conta de todas as mudanças naturais que acontecem em todo o sistema cardiovascular da mulher. Apesar de mais comuns no começo da gestação, tanto a sonolência quanto as tonturas também podem aparecer no terceiro trimestre.