Como fazer escova: passo a passo para acertar em casa

Aquela escova que deixa os cabelos lindos após sair do salão pode ser feita em casa. Isso mesmo! É possível conseguir o mesmo resultado do cabeleireiro fazendo tudo sozinha. Mas, para isso, é preciso seguir algumas dicas de metre que podem garantir fios deslumbrantes.

Leia também

Queda de cabelo: principais causas do problema

Mega hair estraga o cabelo? Naomi Campbell ficou com falhas irreversíveis; veja

BB Cream para cabelo traz 10 tratamentos em 1 produto

Para ajudar nessa missão, a cabeleireira Rosiane Pinheiro, especialista em escovas no I9 Hair, revelou alguns segredos. Anote e arrase na produção todos os dias!

Passo a passo para escovar os cabelos

Preparando os fios

Ao lavar os cabelos, use shampoo neutro para não deixar os fios pesados. Existem produtos que fazem um detox do couro cabeludo e que podem ser interessantes para retirar resíduos. Evite qualquer um com poder hidratante, porque aumenta a oleosidade e faz com que a escova dure menos tempo. Condicione as pontas normalmente. Se for um cabelo mais seco, use sem medo um produto termoativo. Já as com fios oleosos devem usar menos quantidade ou trocar por um antifrizz.

Secagem

Aqui existe um truque que faz toda a diferença. Depois de o cabelo ser lavado, é hora de ir para o secador. Atenção, meninas de cabelos crespos: iniciem a escovação com os cabelos bem molhados, para que eles possam ser alisados. Contudo, quem tem os fios mais ondulados, mas que não precisam muito de alisamento, deve secar os cabelos normalmente até que fiquem apenas um pouco úmidos. Esse é o ponto para começar a escovar.

Como modelar

Divida o cabelo de modo que deixe toda a parte da nuca solta para ser escovada. Conforme for finalizando as mechas, solte aos poucos pedaços de cima da cabeça e deixe a franja por último. Agora, siga as dicas:

Divida os cabelos de modo que inicie a modelagem pela nuca, deixando a franja por último (Créditos: Thinkstock)

  • Para fazer sozinha, utilize o bico do secador virado para você, mantendo ele sempre na vertical. Esse cuidado economiza nas manobras com as mãos.
  • Nunca deixe o bico em contato direto com a escova e os cabelos para não queimar. Mantenha uma distância segura.
  • Rosiane indica usar duas escovas para as meninas de cabelos facilmente moldáveis: uma para a raiz (com cerdas naturais) e outra para o comprimento (térmica, de metal com furinhos).
  • A escova térmica apenas modela, não alisa. Por isso, cabelos crespos não necessitam dessa troca de escovas. Use somente a de cerdas naturais.
  • Comece com a raiz, passando a escova e jogando o ar quente nesse trecho. Dê atenção especial a essa região, pois fará diferença na hora da finalização. Quando estiver bem alisado, siga modelando o comprimento. O truque aqui é o choque térmico. Deixe o cabelo no ar quente enquanto escova, mas espere esfriar antes de tirar a escova dos fios.
  • Você pode virar as pontas para dentro ou para fora, tudo vai depender do resultado que deseja para o seu corte. “Quanto mais virar para dentro, mais volume. Quanto mais inclinado para fora, mais liso”, garante Rosiane.
  • Feito todo o processo, é hora de finalizar a franja, que é o que dá a diferença no visual. A cabeleireira indica alisá-la sempre com movimentos para a frente do rosto. Desse jeito, quando jogados para trás, os fios cairão de maneira natural.

Finalização

Com os cabelos bem escovados, é possível usar produtos que ajudem a fixar o resultado. Podem ser antifrizz de boa qualidade ou também óleos finalizadores, como o de Argan. Siga também alguns cuidados para fazer a escova durar mais.

Se quer cabelos ainda mais fortes e bonitos, assista ao vídeo e aprenda a preparar duas receitas de sucos com ingredientes que deixam os fios muito mais hidratados.