
“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender. E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar”. A famosa frase do líder sul-africano Nelson Mandela foi comprovada por um garotinho que deu uma lição ao mundo ao decidir raspar seu cabelo para ficar igual ao seu melhor amigo.
A história aconteceu nos Estados Unidos em 2017 e se espalhou nas redes sociais. Na época, o pequeno Jax, então com 5 anos, surpreendeu a mãe ao pedir para cortar o cabelo igual ao do amiguinho Reddy para confundir a professora deles. A questão é que Reddy é um garotinho negro, e na visão de Jax eles poderiam ser confundidos pela professora apenas pelo corte de cabelo.
História inspiradora de Jax e Reddy

A história foi contada pela mãe do pequeno Jax em um post no Facebook. Lydia Stith Rosebush revelou a conversa que teve com o filho e fez uma reflexão importantíssima, que acabou viralizando.
Segundo Lydia, ela avisou ao filho que teria que cortar os cabelos. O menino, então, escolheu o corte desejado dizendo à mãe que queria raspar a cabeça para ficar parecido com o melhor amigo, que usava o cabelo assim. Ainda segundo a mãe, a intenção do garotinho era confundir a professora na escola.

“Ele disse que não via a hora de ir para a escola na segunda-feira com o seu cabelo igual ao de Reddy porque desta forma a professora não seria capaz de diferenciá-los”, escreveu a mãe.
O pequeno Jax queria pregar uma peça na professora e acreditava que isso seria muito divertido. Na cabeça dele, sem nenhum tipo de preconceito, a única diferença entre ele e Reddy era realmente o corte de cabelo.

A publicação alcançou o mundo todo e virou até tema de reportagens em TVs norte-americanas.
“Se isso não prova que ódio e preconceito são coisas que são ensinadas, eu não sei o que é. A única diferença que Jax vê entre eles é realmente o corte de cabelo”, disse Lydia. Exatamente como disse Mandela anos atrás.
Reportagens na TV
Não foi apenas uma entrevista, foram várias. Diversos programas de TV conversaram com a dupla de amigos. A rede CBS Miami chegou, inclusive, a acompanhar os dois ao cabeleireiro e registrar o corte de Jax.
Em outra entrevista à TV, dessa vez ao programa Wave News, Reddy contou que também achou que eles ficaram parecidos. “Jax sou eu e eu sou o Jax”, disse o menininho.
Realmente a pureza das crianças tem muito a nos ensinar, não é mesmo?