Embora não seja muito conhecido, o milium sebáceo é um problema muito comum caracterizado pelo surgimento de pontinhos brancos na pele.
Facilmente confundido com cravos, muitas pessoas cutucam e espremem as bolinhas, mas retirá-las não é tão simples e requer cuidados para não piorar a condição.

O que é?
São pequenas bolinhas brancas que aparecem na pele devido ao acúmulo de queratina e células mortas nos poros. Revestidas por uma camada de pele, as lesões são mais frequentes no rosto, principalmente próximas aos olhos, e em áreas íntimas.
Diferente de acne e cravos, os miliuns não apresentam vermelhidão e dor, apenas o incômodo estético.
Milium: como tirar?

Segundo a dermatologista Cintia Guedes Mendonça, tratamentos com cremes e pomadas não são tão eficientes quando se trata de milium, nesses casos, a agulha é dá mais resultados. Outros procedimentos estéticos, como esfoliações e peelings, também podem levar à extração do pequeno cisto.
A milia pode ser retirada com uma agulha fina durante a limpeza de pele. Há até mesmo quem extraia em casa com agulha de insulina, porém, é preciso ressaltar que a forma mais segura de realizar o procedimento é recorrer a profissionais especializados, como esteticistas e dermatologistas. Feita sem cuidado, a retirada pode causar infecções, cicatrizes e manchas.
Marcas na pele
- Mancha escura no buço: descubra como prevenir
- Mancha branca na pele: o que pode ser?
- Como tirar manchas de espinhas em casa