Vermes são organismos parasitas que, quando afetam humanos, tendem a se instalar principalmente nos intestinos e podem causar uma série de prejuízos à saúde. Nesse sentido, crianças costumam ser o maior grupo de risco de verminoses, justamente por causa de alguns hábitos comuns à infância que facilitam o contato dos parasitas com o corpo – como não lavar as mãos e colocar coisas na boca.
Doenças causadas por verme
São muitas as doenças causadas por parasitas, mas as mais comuns são a ascaridíase (popularmente conhecida como lombriga), a teníase (solitária), oxiuríase, tricuríase, ancilostomíase (o amarelão), esquistossomose e giardíase. De acordo com o pediatra do Hospital Sírio Libanês e do Hospital das Clínicas, Dr. Paulo Taufi Maluf Júnior, os sintomas das verminoses diferem pouco entre si.
Sintomas comuns de verminoses
- Cólicas
- Sensação de gases
- Distensão abdominal
- Enjoo
- Mudança do apetite
- Falta de disposição
- Fraqueza
- Diarreia
- Vômito
- Perda de peso
- Anemia
- Febre
- Coceira anal
Ascaridíase e tosse seca
É bastante comum que, em algum momento da infância, as crianças manifestem uma tosse seca. Nem sempre essa tosse vai indicar a presença de vermes, mas em alguns casos é um sintoma possível de verminose sim, mais especificamente da contaminação pelo Ascaris lumbricóides, mais conhecida com lombriga.
Contaminação
A contaminação ocorre por meio da ingestão de água ou alimentos contaminados por ovos do parasita. Geralmente as condições de higiene e de saneamento básico favorecem o contato desses ovos com a terra, a água, e com alimentos que são ingeridos. As crianças acabam sendo a população mais atingida, já que estão em mais contato com o chão e, muitas vezes ainda não desenvolveram uma preocupação com a higiene.
Tosse seca
Após a ingestão, os ovos liberam larvas que caem na circulação sanguínea. Essas larvas passam pelo fígado, coração e pulmões. Aí que entra o problema da tosse: ao atingirem os pulmões, as larvas se instalam nos alvéolos pulmonares absorvendo mais oxigênio e nutrientes para conseguirem crescer. É neste momento que a criança começa a apresentar sintomas como tosse seca, irritação brônquica e dificuldades respiratórias.
As larvas permanecem nos alvéolos pulmonares até crescerem e conseguirem subir até a faringe para serem engolidas novamente. Depois disso elas passam pelo tubo digestivo e completam seu desenvolvimento no intestino delgado, quando atingem a fase adulta – na qual começam a se reproduzir e iniciar novamente o ciclo.
Tratamento
O tratamento da ascaridíase – assim como de outras verminoses – é feito por meio de medicação. No entanto, a medicação deve ser acompanhada de cuidados com a higiene pessoal e medidas de higiene em relação aos alimentos, a água e o saneamento básico.
Saúde infantil
- Vacina contra rotavírus: importância e 7 efeitos colaterais
- Pediatra explica por que NUNCA negar colo ao bebê
- Seu filho será MUITO mais saudável se você fizer estas coisas