Trabalhadores nascidos em agosto recebem nesta segunda-feira (24), por poupança social digital, o valor referente ao saque emergencial do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Para este grupo, o saque e transferência do valor ficam disponíveis em 17 de outubro.
Todos os trabalhadores com contas ativas ou inativas do FGTS têm direito ao saque emergencial de até R$ 1.045 por trabalhador. O benefício foi autorizado pela Medida Provisória nº 946 de 07/04/2020. Ela já perdeu validade, mas a Caixa manteve o calendário de pagamentos.
Calendário do saque emergencial do FGTS

Em primeiro momento, o valor referente ao saque emergencial do FGTS é depositado em conta poupança criada automaticamente pela Caixa para cada trabalhador.
Esse dinheiro pode ser usado digitalmente através do aplicativo Caixa Tem, por onde se pode fazer pagamentos de contas e boletos, além de compras pelo cartão de débito digital ou pela opção do QR code.
Em segundo momento, também seguindo calendário, são liberadas as opções de saque e transferência para outras contas.

É possível consultar o valor a que cada trabalhador tem direito por meio do app FGTS, pelo site do FGTS, pela Central Telefônica Caixa 111 – opção 2 – e também o Internet Banking Caixa.
O saque pode ser feito até 31 de dezembro deste ano. Caso não haja movimentação na poupança social digital até 30 de novembro, os valores retornarão à conta FGTS do trabalhador, devidamente corrigidos.
