Ao contrário do que muitas mulheres pensam, o primeiro sinal de que o parto está se aproximando não é o rompimento da bolsa, mas sim a saída do tampão mucoso. Mas o que é isso, afinal?
O tampão mucoso é justamente o que protege o bebê de eventuais infecções na região íntima da mulher. Com propriedades antimicrobianas, tem textura espessa e cumpre a função de isolar o colo do útero, como se fosse uma rolha.
Quando o tampão mucoso sai?
A ginecologista e obstetra Anna Beatriz Herief explicou no Instagram que o tampão mucoso costuma ser expelido no final da gestação, indicando que o colo do útero já começou a dilatar.

No entanto, mesmo depois da saída do tampão, o nascimento pode demorar semanas. Segundo a médica, existem casos em o muco pode até se refazer, e há gestantes que só o expelem durante o trabalho de parto. Isso depende de mulher para mulher.
Como é o tampão mucoso?
O tampão mucoso é uma secreção bastante espessa, e sua cor pode variar entre esbranquiçada e amarelada. Pode também ser semelhante ao catarro ou vir com manchas de sangue, que podem deixá-lo com aspecto rosado, marrom ou parecido com borra de café.
Quando este tampão aparece acompanhado de sangue fresco, em tom vermelho vivo, pode ser sinal de perigo, e a mãe deve correr para a maternidade, como recomenda a American Pregnancy Association. Caso contrário, é só segurar a ansiedade e aguardar as primeiras contrações.
https://www.instagram.com/p/BvKieQtlUOJ/