“Japinha”, como é conhecido, ganhou seu primeiro skate aos 7 anos – que custou R$ 1,99 na época
Augusto Akio, conhecido com Japinha, confirmou nesta quarta-feira (07) o motivo pelo qual era uma das principais esperanças de medalha brasileira no skate park de Paris 2024: ele levou bronze em um pódio que quase fechou com dois brasileiros. Isso porque também participaram da final Luigi Cini e Pedro Barros – que conquistou o 4º lugar.
Abaixo, conheça mais sobre a história de Japinha.
Quem é Augusto Akio?
Natural de Curitina, Paraná, Japinha se apaixonou pelo esporte ainda criança, mas não teve muito apoio dos pais, que acreditavam que a fase logo passaria. No entanto, um fato curioso é que o primeiro skate do atleta custou apenas R$ 1,99, quando ele tinha sete anos, contou Silvana Takahashi, mãe dele, ao Globo Esporte.
Assim como mostrou enquanto esperava a sua nota na final do skate park em Paris, Augusto também é um entusiasta de malabares. Isso começou há cerca de três anos, quando ele se machucou e não pôde andar de skate.
“Para ele, a vida era só andar de skate, e como não podia, começou a jogar as coisas para cima, então veio aí a inspiração para fazer malabares”, revelou Silvana.
Anteriormente, os maiores feitos da carreira de Japinha foram o vice-campeonato Mundial de 2022 e a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em 2023.
Já em seu Instagram, Japinha mostra acreditar que o respeito e amizade vindos do esporte traz são a sua filosofia de vida.
“Vamos unir nossas forças com a missão de buscar um amanhã melhor, com dignidade e humildade. Vamos juntos para Paris!”, escreveu ele quando se classificou para as Olimpíadas, a primeira da sua vida.
Como foi a final de skate park em Paris 2024
O australiano Keegan Palmer conquistou medalha de ouro, tirando 93.11 na primeira volta. Em Tóquio 2020, ele também ficou no topo do pódio.
Enquanto o americano Tom Schaar levou prata, com 92.23 na segunda rodada, Augusto Akio cravou sua conquista de bronze na última volta, com 91.85. Já o brasileiro Pedro Barros, prata em Tóquio, terminou em quarto lugar, 91.65.