O caso aconteceu em Sorocaba, no interior de São Paulo, e teve um final feliz
Há cerca de um mês, o policiar militar Reolando José Rosa foi surpreendido por um carro em alta velocidade que freou ao ver sua viatura, em Sorocaba, interior de São Paulo.
“Salve o meu neto, pelo amor de Deus”, disse a mulher que saiu. O bebê, com sete dias de vida, estava engasgado após ser amamentado, mas também prestes a ser salvo por Reolando. Conheça a história abaixo.
PM salva recém-nascido com manobra de desengasgo
Reolando e seu colega foram diretamente até a casa onde o bebê estava. Sem titubear, ao encontrá-lo com sinais de cianose – quadro de baixa oxigenação sanguínea –, ele manteve a calma e realizou a manobra de Heimlich no pequeno.
Após conseguir restabelecer a respiração do bebê, Reolando o colocou no colo e olhou para ele com afeto. “Em seguida, a criança foi rapidamente encaminhada para o hospital do município para avaliação médica”, anunciou o Sétimo Batalhão de Polícia Militar de Sorocaba.
Sendo assim, as cenas aqueceram os corações de muitos internautas, que exaltaram Reolando.
“Deus sempre envia anjos para ajudar. Me fala se não foi Deus que mandou eles ao patrulhamento neste horário?”, comentou uma delas. “Parabéns pelo excelente trabalho”, disse outra. Veja o vídeo completo aqui.
Como fazer a manobra de Heimlich?
A manobra de Heimlich, ou manobra do desengasgo, tem a função de desobstruir a traqueia e expulsar o alimento ou corpo estranho da criança, sendo muito utilizada em primeiros socorros.
Em bebês, o primeiro passo é colocá-lo de bruços em cima do seu braço ou perna. Em seguida, vire a cabeça da criança para baixo – garantindo que a boca esteja meio aberta – e faça cinco compressões firmes entre as escápulas, nas costas.
Contudo, se ainda for preciso, pressione com dois dedos o tórax da criança por cinco vezes durante cinco segundos – no caso de não expelir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência.