100 anos de “A Metamorfose”: 5 curiosidades sobre a célebre obra de Franz Kafka

por | jul 26, 2016 | Ciência

A primeira edição do livro “A Metamorfose”, sobre um rapaz que acorda e se encontra transformado em um inseto repugnante, completa cem anos em 2015. A obra é considerada uma das mais importantes do Século 20, e ainda desperta muitos debates.

#5 – Guardado por três anos

O texto de “A Metamorfose” data, na verdade, de 1912. Mas Kafka só conseguiu publicar o livro em 1915, uma vez que o início da Primeira Guerra Mundial atrapalhou seus planos.

#4 – Tcheco ou alemão?

Apesar de ser tcheco, Franz Kafka escreveu a obra em alemão, país que primeiro publicou o livro. Por conta disso, Kafka demorou décadas para ser reconhecido em seu próprio país.

#3 – Abertura histórica

O primeiro parágrafo do livro é considerado uma obra-prima. “Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso.”

#2 – Que inseto é esse?

Apesar do consenso de que o “inseto repugnante” é uma barata, o escritor nunca o identificou plenamente. Ele só queria que o inseto em questão realmente despertasse reações de repúdio e afastamento.

#1 – Representação

Estudiosos se debruçam sobre o significado de “A Metamorfose” até hoje. O fato é que Kafka é considerado de certa forma um visionário pois suas obras refletiram, anos antes, o clima de terror e totalitarismo que abalaria a Europa.