O Japão é um dos lugares mais curiosos do mundo. Alguns fatores de sua cultura são bem diferentes do mundo ocidental, o que faz da Terra do Sol Nascente um lugar único. Entre jovens que se vestem como personagens de quadrinhos, comidas malucas e tradições respeitadas, uma novidade que está se popularizando por lá é a dos cafés temáticos, ou “concept cafés”.
Eles vão além de uma simples lanchonete. Os ambientes especializados proporcionam uma imersão para os clientes, de acordo com o tema do local, com várias regras e procedimentos que eles devem seguir. Comer nesses lugares vira apenas um detalhe, e os cafés temáticos estão cada vez mais famosos no país.
Conheça a seguir 6 cafés bizarros do Japão.
Veja também:
10 coisas estranhas que só existem no Japão
“Cat cafés”
Imagine um lugar onde você pode brincar com gatinhos o quanto quiser, além de comer e beber à vontade. Parece o paraíso, não? Os chamados “cat cafés” são extremamente populares no Japão. Só em Tóquio já existem quase 40 deles. Os clientes são atraídos pelos animais, e pagam um valor fixo por hora para ficar no local. É uma solução rentável para a solidão constante entre os japoneses, que cada vez mais moram sozinhos e não podem ter animais de estimação.
“Boys Love High School”
Outro lugar comum no Japão é o comandado apenas por estudantes, tanto meninos quanto meninas. Eles trabalham na cozinha e servindo a comida, e se vestem com uniformes escolares. No caso dos meninos, um café curioso é o Danshi BL High School, inspirada em um gênero dos quadrinhos de romance entre personagens masculinos, o ‘boys love’. Os clientes podem até pagar para que os garçons comam um palito doce até que se beijem.
“Alice no País das Maravilhas”
A excentricidade da obra de Lewis Carroll, adaptada para o cinema pela Disney, combina com as curiosidades do Japão. Os cafés inspirados em “ Alice” são decorados como o filme, com cores vibrantes e arquitetura delicada, e os pratos seguem algumas características, como o formato de rosas. O Japão possui cinco cafés do tema.
“Butler’s Café”
Em meio a tantos olhos puxados, as japonesas têm a chance de conhecer homens verdadeiramente estrangeiros, vestidos de mordomos. Eles são os garçons do “Butler’s Café”, que fica em Tóquio, feito justamente para estabelecer esse contato. Porém, algumas regras bizarras regem o lugar, como fazer um pedido a cada duas horas para permanecer no estabelecimento e só ir ao banheiro acompanhada por um garçom, que deixa a cliente na porta.
“Ninja Akasaka”
Os ninjas, populares na cultura japonesa, são a atração desse café. Eles recepcionam os clientes, em um ambiente que parece uma caverna, e circulam pelo local fazendo acrobacias. Uma visita ilustre ao local foi a do diretor Steven Spielberg, e eles possuem uma placa no café relembrando o fato.
“Christon Café”
Embora o Japão não seja predominantemente católico, eles possuem um café decorado como uma igreja. A coleção de objetos religiosos do dono, como imagens de santos, candelabros e um grande altar, compõe a decoração do café, que ainda serve as bebidas com canudinhos em forma de crucifixo. Detalhe: o lugar fica no ‘bairro da luz vermelha’ de Tóquio, conhecido por baladas adultas. Bem coerente.