
Nascida em 1908, em Paris, Simone de Beauvoir é uma das mais influentes autoras e filósofas sobre o feminismo. Obras como “A Mulher Desiludida” e “O Segundo Sexo” são fundamentais para repensar não apenas a condição feminina na sociedade, mas todo o estrato que justifica calamidades como, por exemplo, o fato de homens ganharem mais que as mulheres, ou terem os melhores empregos.
Leia também:
Feminismo muda perfil das novas princesas da Disney; entenda
Violência contra a mulher: 7 músicas sobre o tema
Violência contra a mulher: 10 filmes com estupro
7 atitudes que são assédio sexual SIM e você achava normal
O nome de Simone foi bastante pronunciado nestes últimos tempos por conta de uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem), citando uma frase clássica de sua autoria.
O feminismo, infelizmente, costuma ser mal interpretado no Brasil. Piadas maldosas e posições políticas controversas impedem avanços nos direitos das mulheres.
Por isso, é importante se conscientizar sobre o que representa o feminismo – não apenas as mulheres, mas, principalmente, os homens.
Veja, a seguir, 7 frases antológicas de Simone de Beauvoir para refletir sobre o assunto:
#7 Uma condição

#6 Trabalho

“É pelo trabalho que a mulher vem diminuindo a distância que a separava do homem, somente o trabalho poderá garantir-lhe uma independência concreta”.
#5 Por direito

“Eu gostaria muito de ter o direito, eu também, de ser simples e muito fraca”.
#4 Casamento é falho

“Não são as pessoas que são responsáveis pelo falhanço do casamento, é a própria instituição que é pervertida desde a origem.”
#3 Natureza feminina?

“Não acredito que existam qualidades, valores, modos de vida especificamente femininos: seria admitir a existência de uma natureza feminina, quer dizer, aderir a um mito inventado pelos homens para prender as mulheres na sua condição de oprimidas. Não se trata para a mulher de se afirmar como mulher, mas de tornarem-se seres humanos na sua integridade”.
#2 O amor próprio

“No dia que for possível à mulher amar em sua força e não em sua fraqueza, não para fugir de si mesma, mas para de se encontrar, não para se renunciar, mas para se afirmar, nesse dia o amor tornar-se-á para ela, como para o homem, fonte de vida e não perigo mortal”.
#1 Guerra e paz

“Mesmo com toda libertação feminina essa grande “paciência” que nos caracteriza não deve nunca acabar. É uma riqueza de infinitos alcances que aumenta os poderes de paz do Universo”.
Mais direito da mulher? Conheça as 6 cantoras que promovem o feminismo por meio da música