9 coisas que talvez você não saiba sobre as minhocas

Este animal pode causar repulsa e nojo em algumas pessoas, mas é realmente interessante. Já se perguntou como a minhoca se alimenta? Como se reproduz? Onde vive?
Veja aqui 9 curiosidades sobre as minhocas:
9 – Alimentação

As minhocas consomem, todos os dias, a metade do seu peso ou mais. Matéria orgânica morta, lixo e pequenas pedras que contêm material orgânico. Elas processam 4,5 quilos de alimento por ano.
8- Enriquecem o solo

Ao consumirem pequenas pedras, criam uma ‘pasta’ que melhora a qualidade do solo. Quando passam pelos túneis subterrâneos, levam ar à superfície, o que areja o solo.
7 – Capacidade

Charles Darwin observou, durante seus estudos, que as minhocas são capazes de enterrar objetos enormes, inclusive prédios. Quando elas trabalham no solo provocam seu afundamento gradativo. 6 – Sexualidade

As minhocas são hermafroditas, o que siginifica que têm ógãos feminino e masculino. Quando encontram outra minhoca, ambas procriam.
O Clitellum, aquele ‘anel’ ao redor da minhoca, produz um aro onde colocam os ovos e espermatozóides. Essa cápsula é selada e só abre quando as minhocas nascem.
5- Regeneração

As minhocas podem regenerar a maior parte do seu corpo, embora isso dependa da espécie e do dano.
Em 1972, ficou provado que algumas espécies podem se regenerar em duas minhocas diferentes, se cortadas na metade. Isso não é comum e a parte que sobrevive é a que fica a cabeça.
4 – Tamanho

As minhocas africanas podem medir até 6 metros. Mas o tamanho médio é 2 metros. A maior espécie encontrada, em 1967, media 6,7 metros.
3 – Respiração

As minhocas não têm pulmões e respiram através da pele. Por isso, quando tem uma forte chuva, elas saem para a superfície. A umidade não deixa os gases passarem pela sua pele.
2 – Visão

Apesar de não terem olhos, podem sentir a luz. Se ficam muito tempo no sol, a pele pode secar e morrem sem ar. Quando sentem a presença de luz, procuram abrigo.
1- Espécies

Existiram cerca de 6 mil espécies em todo o mundo. Ainda podemos encontrar 120 espécies que variam de tamanho e comportamento. Este animal existe há milhões de anos, sobreviveu a tragédias como a que matou os dinossauros.