Segurança na internet é assunto tão sério que até a NASA está preocupada em descobrir maneiras de garantir proteção.
Para isso, cientistas do Jet Propulsion Laboratory, da agência espacial, começaram a avaliar medidas para desenvolver uma internet quântica, ou seja, blindada e livre de riscos.
Tudo porque redes sociais, cadastros em sites de propaganda, serviços, vídeos e até mesmo uma simples pesquisa na internet acabam com sua privacidade sem que você sequer perceba. Mesmo quem mantém senhas eficientes e programas de proteção deve saber que não existe segurança total na rede.
NASA estuda novo modelo de internet
Recentemente, a NASA conseguiu pela primeira vez na história promover um teletransporte quântico de um fóton em mais de 6km de distância, um recorde conquistado fora de um ambiente de estudos. O modelo, no futuro, poderia ser adotado para a distribuição de informação quântica, ou seja, mais segura.
Através do fenômeno, a segurança de dados na internet quântica estaria garantida, pois os elementos não seriam capazes de serem separados e decodificados. A “nova internet” ainda deve demorar muito para chegar aos consumidores comuns, mas o trabalho científico ajuda a demonstrar a possibilidade do teletransporte quântico em fibras óticas usadas hoje pela rede.
Internet e tecnologia
- O que aconteceria com o mundo se a internet acabasse? Descubra
- O acesso à internet é mais seguro com conexão VPN? Saiba mais
- Relembre a internet dos anos 90: o barulhinho, a conexão leeentaaa…