As auroras polares são um dos espetáculos naturais mais belos que ocorrem no planeta Terra. Elas acontecem nos dois polos do globo, no Sul, quando é chamada de aurora austral, ou no Norte, quando recebe seu nome mais conhecido, que é aurora boreal. O fenômeno acontece de forma espontânea, sem qualquer sinal prévio.
Aurora boreal vista do espaço
Vista a partir do polo Norte, a aurora boreal já é impressionante. É ainda mais exuberante vista do espaço, como no vídeo divulgado pelo astronauta norte-americano Jack Fischer.
A serviço da Nasa, Fischer gravou o fenômeno em formato time-lapse a partir da Estação Espacial Internacional, que voa a 402 quilômetros acima da Terra.
People have asked me what a “burrito of awesomeness smothered in awesome sauce” is… Well folks, it looks like this…awesome sauce is green. pic.twitter.com/rgTgbdb84f
— Jack Fischer (@Astro2fish) July 23, 2017
O astronauta divulgou a mensagem no Twitter chamando o evento de “burrito de maravilhosidade em um molho incrível”. E seguiu dizendo que “o molho incrível é verde”, em referência à cor da aurora boreal.
O que é uma aurora boreal?
As auroras polares são espetáculos naturais que ocorrem exclusivamente nos pólos da Terra. Quem assiste a esse evento, vê formarem-se luzes no céu, que se movem em direções aleatórias e podem resistir durante horas. E, embora sejam vistas sempre à noite, as auroras polares são resultado direto da ação do Sol.
O Sol envia partículas elétricas ao espaço ininterruptamente. O tempo inteiro, a coroa estelar irradia fótons e elétrons em altíssima velocidade, aproximadamente 400 km/s, que quando se aproximam da Terra são atraídos pelo campo magnético do planeta – o mesmo ocorre com outros planetas do sistema solar, caso de Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.
Beleza polar
- 7 fatos sobre aurora boreal: além de luz, também tem som?
- Raios de sol: recebemos 80% da radiação solar na infância
- Aurora polar: o que é e como surge esse espetáculo de cores durante a noite?