Bolha nos pés? Podóloga explica como e por que elas se formam

Não é preciso sair por aí contando pra ninguém, mas toda mulher sabe que pelo menos uma vez na vida foi irresistível comprar aquele sapato um número menor do que o tamanho do pé só porque ele era ma-ra-vi-lho-so. 

Só que apenas alguns passos com o tal sapato foram suficientes para sentir um arrependimento avassalador, já que os pés ficaram cheio de bolhas.

 Mas, você já parou para pensar  por que se formam bolhas quando os sapatos machucam? 

Bolha nos pés: como se formam?

As bolhas aparecem quando o sapato apertado causa atrito com a pele. O contato constante no movimento de vai e volta esquenta a pele e gera uma espécie de queimadura. “A fim de esfriar o local, o organismo manda um líquido para a região”, explica a podóloga Tatiany Kermessi, coordenadora da Doctor Feet, rede de lojas especializadas em cuidados e saúde dos pés.

Para proteger as células, na maior parte das vezes, esse líquido vem do próprio sistema linfático, que é responsável por drenar o excesso de líquido que sai do sangue quando passa pelas células do corpo, filtrando-o e encaminhando-o para a circulação sanguínea.

É comum passar por isso quando usamos calçados novos, que ainda não pegaram o formato dos pés, ou aqueles que tem um material duro por si só.

Como evitar?

Segundo Tatiany, para evitar que isso aconteça vários cuidados precisam ser tomados. “Hidratar a região, por exemplo, faz com que a pele fique mais resistente, deixando-a com maior elasticidade e por consequência, diminuindo o atrito de sapatos assim”, aponta.

Mas outras medidas também são importantes, como procurar usar calçados novos por menos horas até ele adquirir a forma do pé. “Proteger a região como esparadrapo, micropores ou até alguns produtos mais sofisticados como os de silicone valem à pena”, aconselha.

A especialista ainda ressalta que a hora de comprar um sapato também faz muita diferença. “A hora ideal para comprar um calçado é no final do dia, pois geralmente estamos com os pés mais inchados (o que é natural) e isso favorecerá a compra do tamanho ideal”.

istock

Vale lembrar também que não adianta comprar um sapato que não tem o formato dos seus pés. “Alguns calçados não irão se adaptar nunca, mesmo com o passar do tempo”, revela Tatiany.

Como curar problemas nos pés