Cavalo-marinho macho é quem fica “grávido” e parto impressiona: pelo menos 500 filhotes

Os cavalos-marinhos são animais peculiares: na natureza, eles estão entre os poucos em que a responsabilidade de carregar e parir os filhotinhos é do macho – e o parto é impressionante.  

Como é a gestação do cavalo-marinho macho?

Depois da gestação invertida – quando o animal macho é quem carrega os filhotes e dá à luz sua prole – o cavalo-marinho pode gerar até milhares de pequenos peixinhos.

A gestação é ligeiramente diferente daquela que conhecemos como humanos. Todo ano, no período da primavera, as fêmeas ao se acasalarem com os machos e liberam seus óvulos para serem fecundados dentro de uma bolsa incubadora, localizada no abdômen do macho – similar à dos cangurus.

Após fecundados, os fetos de cavalo-marinho ficam na bolsa recebendo nutrientes, como gordura e cálcio, e crescendo durante quatro a oito semanas. Quando chegam ao tamanho de aproximadamente 5 milímetros, estão prontos para nascer. Do outro lado, as cavalos-marinhos fêmeas começam a produzir novos óvulos para a próxima fase de acasalamento.

O “parto” dos cavalos-marinhos ocorre graças a um forte movimento muscular promovido pelo macho. Quando a bolsa está completamente preenchida, ele começa a ejetar os bebês marinhos, como mostra o vídeo:

https://www.facebook.com/vix.explore.brasil/videos/1963704873875618/

Mundo animal