Observados a mais de 1,6 milhão de quilômetros da Terra, flashes de luz refletidos do nosso planeta foram identificados pela primeira vez em 1993 pelo astrônomo Carl Sagan e eram, até então, considerados bastante misteriosos pelos cientistas. Eles seriam sinais de vida vistos do espaço?
O que são os flashes de luz emitidos pela Terra?
Os pesquisadores agora acreditam ter finalmente desvendado o mistério. Os flashes seriam reflexos de partículas de gelo alto na atmosfera. As luzes foram capturadas pela câmera EPIC, a bordo do Deep Space Climate OBservatory.
Em um comunicado da Nasa, o cientista Alexander Marshak afirma que o flash é definitivamente gelo e, mais provavelmente, a reflexão solar a partir de partículas orientadas horizontalmente. Confira as imagens no vídeo oficial da agência espacial norte-americana (em inglês):
De acordo com Marshak, a origem dos flashes realmente não está no chão, como se acreditava anteriormente. Imaginava-se que o fenômeno era causado a partir da luz solar sobre um oceano ou lago, que refletiria diretamente de volta para o sensor, como se fosse uma foto com flash tirada na frente de um espelho.
As análises ainda exigem outras revisões e as investigações sobre como os cristais de gelo horizontais estão estruturados devem continuar, mas como os flashes de luz não representam, de fato, água em estado líquido, é improvável que signifiquem sinal de vida, teorizado por Sagan no passado.
Descobertas surpreendentes sobre o universo
- Telescópio Hubble, da Nasa, completa 27 anos: relembre descobertas
- Telescópio da Nasa encontra bolhas gigantes flutuando no espaço: o que são?
- O “maior sol artificial do mundo” está quase pronto: para que vai servir?