Se você morre de medo de tomar injeção, saiba que seus dias de sofrimento podem estar próximos ao fim graças a um dispositivo de injeção inteligente que, sem precisar de agulhas, poderia melhorar a adesão do paciente a tratamentos de saúde.
Como funciona a injeção sem agulha
Com base em anos de pesquisa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), foi desenvolvido um novo dispositivo de injeção, que, ao invés de usar uma agulha, introduz a medicação no paciente usando um jato de alta pressão.
Tão fino quanto um fio de cabelo, o novo método causa pouca ou nenhuma dor.
Monitoramento inteligente
Um aplicativo conectado ao dispositivo, batizado de PRIME, rastreia cada dose e os efeitos do medicamento, e carrega essa informação para a nuvem, para pacientes e médicos. O aparelho seria vendido para médicos e fornecido aos pacientes com receita médica.
Primeiro remédio testado
O primeiro uso em potencial para o dispositivo será com o medicamento Entyvio, empresa farmacêutica japonesa Takeda, utilizado no tratamento de pessoas com Doença de Crohn, condição intestinal inflamatória e crônica que afeta o revestimento do trato digestivo.
Atualmente, o remédio é administrado por meio de infusão intravenosa, mas o PRIME, que já está em fase final de testes, podem mudar o procedimento.
Ciência e medicina
- Nenhuma descoberta conseguiu substituir tratamento com sanguessugas
- Para que serve a “pele eletrônica” mais fina do mundo criada por cientistas?
- Fim do gesso? Cientistas encontraram jeito mais fácil de regenerar ossos