Como Harry Potter: capa da invisibilidade pode ser real

por | jul 26, 2016 | Ciência

Na saga “Harry Potter”, o protagonista usou uma capa da invisibilidade como o perfeito aliado para passar despercebido. Muitos gostariam de poder imitá-lo, entre outras situações mágicas mostradas no filme. E se a ciência conseguisse romper essa barreira fictícia?

Em breve não será necessário estudar em Hogwarts para ter uma. Cientistas estão desenvolvendo um material que simula a invisibilidade e que poderá ser usado por pessoas no mundo real. Como sempre, graças à ciência, o mais próximo que temos de magia .

Capa da invisibilidade: como funciona?

iStock/Thinkstock

Desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Rochester, que a batizaram de Rochester Cloak, o objeto é uma composição de lentes alinhadas em diferentes graus, perspectivas e tipos, que se fazem invisíveis ao olho humano.

O conjunto faz com que a pessoa que se posicione atrás das lentes fique invisível, de todos os ângulos de visão. Elas desviam a passagem de luz, impossibilitando a formação da imagem da pessoa por trás da capa de cristal.

Agora, a universidade atualizou o projeto. Com uma câmera e um iPad, eles montaram um display digital com uma lente tridimensional.

A câmera captura o fundo da imagem, que aparece na tela do tablet. Depois, a lente tridimensional fica sobre o display do equipamento, impedindo que objetos entre a câmera do iPad e o fundo sejam vistos.

É difícil criar uma capa da invisibilidade?

Do ponto de vista técnico, não é um dispositivo complicado, e custou a seus criadores apenas 1000 dólares para desenvolvê-lo. Considerando a realização do primeiro material que oferece invisibilidade em múltiplas direções, o orçamento é baixo.

Os pesquisadores da Rochester Cloak inclusive publicaram instruções para construir uma capa da invisibilidade caseira, cujos materiais não devem custar mais de 100 dólares. Se quiser fazer sua própria capa, visite o site oficial.

Os cientistas reconhecem que o objeto não possui, em seu primeiro protótipo, grandes funções, e não seria possível utilizá-lo para espionar outras pessoas. Porém, ele teria utilidade no âmbito militar e no setor médico.

Cirurgiões poderiam usá-lo para ver melhor a área em que estão operando, sem a distração visual de suas mãos e instrumentos cirúrgicos, por exemplo. Isso torna o desenvolvimento do material interessante para o futuro.

Provavelmente, as versões posteriores serão mais portáteis, mas a técnica é promissora e cientificamente possível. Não será preciso usar magia para tornar objetos e pessoas invisíveis.

Deu vontade? Aprenda 5 teorias fabulosas para ficar invisível