
Por algum motivo, as aranhas são um dos animais mais temidos e rejeitados pelos humanos. Quem sabe seja culpa dos filmes de Hollywood ou simplesmente o medo de ser picado ou envenenado por uma.
Algumas pessoas se paralisam quando veem uma aranha por perto, por menor e insignificante que ela seja.
Outros, ao contrário, são amantes dos aracnídeos e se animam ao alimentá-las e tê-las como animais de estimação.
As aranhas não são animais tão terríveis nem tão perigosas como aparentam. Golias é uma delas. Do tamanho de um cachorro, essa aranha surpreendeu o mundo.
Do tamanho de um cachorro

Piotr Naskrecki estava realizando investigações na selva do Suriname, na América do Sul, quando se surpreendeu durante a noite com um animal que se movia e fazia ruídos próximo aos seus pés.
Ao notar que era um animal pequeno, pensou que era um mamífero ou algum tipo de roedor, e não uma tarântula gigante.
Naskrecki é um pesquisador do Museu de Zoologia Comparativa da Universidade de Harvard, e estava estudando aranhas e outros tipos de insetos quando encontrou Golias.
A criatura gigante era uma aranha do tamanho de um cachorro pequeno. Também conhecida como a “aranha comedora de pássaros”, Golias habita nas selvas do norte do continente sul-americano, na zona do Rio Amazonas.
Seu nome científico é “Teraphosa blondi”. Segundo o Guinness Book, é a maior aranha do mundo. E a única que faz barulho quando se locomove.
Suas patas podem medir até 30 centímetros e seu corpo é do tamanho do punho de um homem adulto, podendo pesar até 170g.

Típica também da Amazônia Brasileira, pode ser encontrada em outros países da região, como na Venezuela e na Guiana.
De acordo com o pesquisador, Golias alcança esse tamanho graças ao seu metabolismo lento, que faz com que os tecidos funcionem com menos oxigênio e cheguem a tamanhos muito maiores do que as espécies comuns.
Será que é mesmo a maior do mundo?

Alguns dizem que Golias não é a maior aranha do mundo e afirmam que é a chamada “aranha caçadora gigante” que deveria levar o prêmio.
Aqueles que defendem a conhecida como “caçadora de homens” afirmam que o tamanho deve ser medido com as patas da aranha estendidas. Nesse caso, ela seria, sem dúvida, a maior.
Por outro lado, Naskrecki alega que comparar a “caçadora gigante” com a Golias é como comparar uma girafa com um elefante. Ele explica que a primeira tem mesmo as patas maiores, mas é muito mais delicada, enquanto a segunda tem um corpo muito mais robusto e patas muito mais fortes.
Golias poderia mesmo matar Davi?

Apesar de poder apresentar comportamentos violentos, a aranha se alimenta de ovos de sapos e insetos, além de pequenos mamíferos e pássaros.
A mordida da tarântula Golias pode ser um experiência terrivelmente dolorosa, mas não mata.
Suas presas podem chegar a medir entre 2 e 3,8 centímetros, mas seu veneno não é letal.