Conheça o jovem de 18 anos que criou o menor e o mais leve satélite do mundo

Rifath Shaarook é o nome do indiano de 18 anos que criou o menor e o mais leve satélite do mundo até hoje e venceu um desafio organizado pela Nasa, o “ Cubes in Space”.

Cientista principal da Space Kidz India, que promove o ensino de ciência para crianças e adolescentes, Shaarook foi o primeiro a criar um satélite do tipo.

E o equipamento não é a primeira invenção dele. Aos 15 anos, Rifath construiu um balão meteorológico de hélio (estuda a alta atmosfera – camada de gases de maior altitude da Terra) para a Competição Nacional de Jovens Cientistas do país.

Missão do menor satélite do mundo 

A missão foi suborbital, ou seja, ela saiu da Terra, mas permaneceu dentro da órbita terrestre, chegando a efeitos mínimos da gravidade por alguns minutos.

O objetivo foi testar a capacidade das fibras de carbono, material com o qual ele foi projetado. “Nós desenhamos isso completamente do zero”, disse Shaarook ao site de notícias Business Standard.

Menor satélite do mundo

Com apenas 64 gramas, o equipamento chamado de KalamSat (homenagem ao presidente da Índia, Abdul Kalam, pioneiro em investimentos da aeronáutica no país) foi feito em uma impressora 3D.

Ele é composto por modelo de computador a bordo novo e 8 sensores para medir aceleração, rotação e a magnetosfera da Terra (região em que o campo magnético tem influência dominante no controle dos processos físicos).

Curiosidades sobre satélites