Você está pegando no sono quando, de repente, chuta o ar e acorda. Algumas pessoas acham que estão caindo, perdendo o equilíbrio ou tomando um choque. Esses tremores no corpo são denominados como espasmos hípnicos.
São contrações involuntárias do músculos que acontecem repentinamente. Segundo a Associação Brasileira de Neurologia, trata-se da chamada mioclonia noturna.
Cientistas ainda buscam respostas mais concretas para fenômenos, mas teorias explicam que é uma espécie de luta do sistema nervoso contra ele mesmo.
Corpo tremer durante o sono é normal?

Espasmos durante o sono acontecem em estágio mais leves, no momento em que se começa a adormecer ( no REM, o primeiro estágio do sono, aquele que os olhos se movem rápido já fechados) ou no início do sono profundo.
Eles surgem com frequência quando a pessoa está desconfortável ou muito cansada, justamente porque os músculos estão relaxados demais.
Como a temperatura e a respiração mudam, o cérebro pode entender que o corpo está caindo, e então envia um sinal de reação.

Quem sofre de insônia, ansiedade e fadiga física tem mais propensão a esses tremores durante o sono. O consumo de cafeína e de álcool também podem ocasionar os espasmos.
A falta de alguns nutrientes também pode ser responsável, como magnésio, ferro e cálcio, assim como exercícios de alto impacto logo antes de dormir.
Apesar disso, especialistas alegam que o incômodo é normal e não perigoso. Mas, para evitar, é importante ter uma alimentação balanceada e tentar relaxar o corpo antes de pegar no sono.
Não adianta: Dormir a mais nos dias livres é inútil e faz mal, comprovam estudos