Você já reparou no tamanho da orelha dos seus pais, tios ou avós? Com certeza, a orelha deles é muito maior do que a sua. Mas, não se anime: você também vai ficar orelhuda um dia.
É que nossas orelhas crescem, em média, 1,2 cm a cada 50 anos. Parece pouco, mas faz uma diferença danada, não é? Isso acontece porque a orelha não tem ossos e, quem cumpre a função dos ossos é um tecido fibroso que não para de crescer nem mesmo após a puberdade.
E tem mais: não é só a orelha que não para de crescer nunca. O nariz também não.
Orelha e nariz crescem sem parar
O nariz e as orelhas de uma pessoa idosa são maiores do que quando ela eram jovens. Assim sendo, se alguém pudesse viver por 200 anos, o crescimento desses órgãos seria tão grande que, pasmem, eles ficariam desproporcionais ao tamanho da cabeça!
O que acontece é que as orelhas e o nariz são formados por um tipo de cartilagem que, diferente da que existe no restante do corpo, não se ossifica à medida que o corpo humano cresce.
Os ossos humanos começam a se formar a partir do segundo mês de gestação. Então, quando nasce, o bebê já tem um esqueleto bastante ossificado.

Por volta dos 18 anos, a cartilagem vira osso, e a pessoa para de crescer. Porém, as cartilagens que ficam em locais onde a flexibilidade é importante, como nariz e orelha, não se ossificam e continuam crescendo.
Conheça outras curiosidades animais
- Mãe fará parto no mar, com ajuda dos golfinhos
- 5 animais famosos que você gostaria de ter em casa
- Conheça 5 fatos sobre mamíferos que põem ovos