Eis a tinta escura mais escura que existe: ela cria efeito 2D que parece Photoshop

por | abr 6, 2017 | Ciência

A substância mais preta criada pelo homem pode ser aplicada com um spray. Chamado de Vantablack, o material pinta as superfícies dando aspecto de outra dimensão aos objetos. Repare na foto acima e nas que estarão nesta matéria – o efeito é surpreendente (e nós juramos para você que não é uma edição no Photoshop)!

O Vantablack foi criado em 2014 por uma empresa britânica, a Surrey NanoSystems, com base na nanotecnologia. Além do seu efeito “buraco negro”, a variedade de usos que ele pode ter, de aplicações científicas a criações de design e arquitetura, é bastante curiosa.

Vantablack: tinta mais escura do mundo

Ciência por trás

A substância é feita de nanotubos de carbono e tem capacidade de absorver 99,8% dos raios visíveis de luz. Cada nanotubo tem um diâmetro de cerca de 20 nanômetros – segundo a fabricante, cerca de 3.500 vezes menor do que o diâmetro do cabelo humano médio – e comprimento de 14 a 50 micrômetros.

Por isso, quando os raios atingem a superfície pintada pela tinta acabam sendo isolados nos vãos destes nanotubos, o que bloqueia quase toda a luz incidente.

“Para entender este efeito, tente se visualizar caminhando através de uma floresta em que as árvores têm cerca de 3 km de altura, em vez dos habituais 10 a 20 metros. É fácil imaginar quão pouca luz, se alguma, chegaria até você”, definem os pesquisadores no site da empresa.

“Vantablack é tão escuro, que é quase impossível para o olho humano perceber isso – já que precisamos de alguma ordem de luz refletida para nosso cérebro para que possamos ser capazes de processar o que está diante de nós”, define o site Science Alert.

Para que serve

Segundo a Surrey NanoSystems, o Vantablack foi criado originalmente para melhorar a capacidade dos telescópios e de satélites.

Também pode ser usado para câmeras de alta performance de infravermelho, sensores, instrumentos científicos, fontes de calibração transmitidas por satélite e para efeito estético em produtos de design. 

Descobertas da Ciência