Extremamente caprichado e com vários detalhes de luxo, como pedras preciosas e ouro, o relógio Midnight Planétarium, da marca Van Cleef & Arpels mostra mais do que as horas. Com ele é possível saber a posição correta, em tempo real, de seis planetas do sistema solar.
Relógio mostra posição dos planetas
Além da questão curiosa dos planetas, os astros são representados por pedras preciosas esculpidas à mão em forma esférica: a Terra é feita de turquesa, Mercúrio de serpentina, para Vênus foi escolhida uma pedra cloromelanita, Marte é representado por jaspe vermelho, Júpiter por ágata azul, Saturno por sugilite e o sol é puro ouro rosa. Como se não bastasse, o objeto é revestido por ouro 18 quilates.
Claro que tanto capricho assim não sairia barato: o relógio custa mais de R$ 600 mil, no mínimo. Mas não se trata apenas de luxo, há uma engenharia bem construída já que cada uma das pedras/planetas tem seu próprio disco giratório na estrutura interna.
Isso garante que a turquesa que representa a Terra demore um ano para girar em torno do sol e que as outras pedras respeitem as datas orbitais de seus respectivos planetas.
E se a pessoa quiser saber apenas as horas, basta olhar para a estrela cadente feita de ouro rosa que fica no disco mais externo do relógio.
Mais sobre relógios e universo
- Segundo teoria, universo tem a forma de uma rosquinha
- Existe um relógio que prevê o fim do mundo
- Relógio permite que deficientes visuais saibam que horas são