São considerados exoplanetas, também chamados de planetas extrassolares, todos aqueles que orbitam uma estrela que não seja o Sol. Sendo assim, pertencem a um sistema planetário diferente do nosso.
Até hoje, os cientistas já contabilizam 3.586 exoplanetas em 2.688 sistemas distintos, com 603 sistemas abrigando mais de um planeta. Há ainda quase 5 mil candidatos à espera de confirmação.
Como encontrar um exoplaneta?

Sabemos que existem bilhões de exoplanetas em nossa galáxia, mas nem todos eles foram, de fato, encontrados.
O grande problema em encontrar exoplanetas é que eles são tão minúsculos, comparados a uma estrela, que são essencialmente indetectáveis. Uma das alternativas é entender que existe uma gravitação entre uma estrela e um planeta e que o fenômeno permitiria, então, saber que lá existe um planeta, devido à movimentação do ponto brilhante.
Atualmente há meios mais diretos de encontrar exoplanetas, como a observação do alinhamento entre uma estrela e um planeta. Frente à frente, quando o planeta cruza a estrela, forma um pequeno eclipse solar. A estrela, então, fica um pouco mais escura quando o planeta faz a passagem.
Mistérios do universo
- Pontos brilhantes em planeta anão sugerem evidência de vulcões de água
- Satélite já lançado fará o mais completo mapeamento da Terra na história
- Visto como aberração científica, planeta rochoso com dois sóis pode existir