Que o aquecimento global já está acontecendo em nosso planeta todos sabem, mas muitas vezes achamos que uma única pessoa não pode fazer a diferença contra o efeito estufa. Acontece que elas podem, sim! Com pequenas mudanças, você pode diminuir sua emissão de carbono na atmosfera; pode parecer pouco mas se cada um tiver essa consciência, a chance de conseguirmos frear o aquecimento é tangível. Veja as dicas de como fazer a sua parte!
#1 Energia
Comece substituindo a sua lâmpada incandescente convencional por uma fluorescente compacta, mas fique atento: algumas lâmpadas fluorescentes contém mercúrio. Então, antes de comprá-la, cheque o rótulo e veja se ela tem um baixo teor do elemento químico.
#2 Aparelhos eletrônicos
Veja se o que você comprar tem uma boa classificação energética e desligue-o sempre que não estiver usando. Procure também o Selo Procel quando for comprar: ele é uma certifiação dada ao aparelho pelo governo, e significa que o equipamento é altamente eficiente em energia. Independente disso, é sempre bom mantê-los desligados quando não estiverem em uso.
#3 Roupas
Quando você lavar sua roupa, para evitar o uso de uma secadora, que consome muita energia, dê preferência ao bom e velho varal, e pendure suas roupas ao ar livre. E ainda evita o risco de encolher!
#4 Compre produtos locais
Um dos maiores responsáveis pela emissão exagerada de CO2 é a indústria de alimentos. Se você se importa com a sua emissão, evite comprar produtos que venham de muito longe, além disso, escolha aqueles que estão na época. Os que costumam estar fora, são mais dificeis de serem adquiridos, logo, precisam percorrer uma maior distância até chegar na sua casa.
#5 Faça sua própria horta
Se você tiver espaço e tempo, vale muito a pena fazer uma pequena hortinha no seu quintal/varanda. Além de produzir somente aquilo que você de fato vai comer, você diminui muito a distância entre o alimento e você.
#6 Evite carnes vermelhas
A indústria do gado é (incrivelmente) responsável pela emissão de 18% dos gases do efeito estufa. O metano, em particular, é o elemento que mais gera preocupação. E, quando você comer carne, veja se são animais criados livremente e alimentados com capim, porque suas emissões são mais baixas, e eles são mais bem tratados.
#7 Transporte sustentável
Dê sempre preferência para o transporte público, ou pegue carona com alguém que conheça. Se tiver que andar pequenas distâncias, invista em uma bicicleta ou ande a pé! Conta também como um exercício!
#8 Reutilizar e reciclar
Evite o consumismo! Isso vale para qualquer coisa, desde roupas e acessórios até eletrônicos e eletrodomésticos. Compre apenas quando você realmente precisar! E lembre-se que uma encomenda de 2,3kg transportada dentro dos EUA, por exemplo, produzirá 5,4kg de CO2.
#9 Entenda a reciclagem da sua cidade
É importante saber o que pode ou não ser reciclado, e isso varia a cada município. É importante lembrar também de sempre lavar materiais recicláveis antes de jogá-los no lixo. Recicle vidros, alumínios e papeis.
#10 Saiba onde descartar eletrônicos e pilhas/baterias
Não se pode jogar eletrônicos e pilhas em lixeiras comuns. Confira se na sua cidade existe algum tipo de depósito para objetos perigosos ou que não são reciclados tão facilmente.