Todos nós dizemos coisas que podem ser interpretadas por outras pessoas de um modo muito diferente do que imaginávamos. Esses comentários aparentemente inofensivos levam podem levar a grandes mal-entendidos.
Deslizes verbais normalmente acontecem porque dizemos coisas sem um conhecimento prévio das implicações elas trazem. Entender essas implicações requer consciência social – a habilidade de entender as emoções e experiências de outras pessoas.
Um estudo feito pela TalentSmart testou a inteligência emocional de mais de um milhão de pessoas, e descobriu que a consciência social é uma habilidade que muitos de nós não temos, e nós não a temos porque estamos tão focados no que vamos dizer em seguida – e como o que as outras pessoas estão falando nos afeta – que nós estamos perdendo contato as outras pessoas.
Por isso, aqui estão algumas frases que pessoas emocionalmente inteligentes são cuidadosas o suficiente para evitar em conversas casuais. As frases a seguir são 9 das mais ofensivas. Você deve evitá-las a qualquer custo!
1. “Você parece cansado (a)”
Pessoas cansadas são incrivelmente desagradáveis – elas têm olhos caídos e cabelos bagunçados, elas têm problema em se concentrar, e são muito ranzinzas. Dizer a alguém que ele (a) parece cansado (a) implica tudo dito acima e um pouco mais.
Em vez disso, diga: “Está tudo bem?”. A maioria das pessoas questionam o cansaço alheio porque querem ajudar (querem saber se a outra pessoa está bem). Em vez de presumir a disposição de alguém, apenas pergunte. Desse jeito, ele (a) pode desabafar e compartilhar. Mais importante, ele o verá como preocupado ao invés de rude.
2. “Nossa, você emagreceu muito!”
De novo, um comentário positivo – nesse caso um elogio – que cria a impressão de que você está sendo crítico. Dizer a alguém que ela perdeu muito peso sugere que ela parecia pouco atraente ou gorda antes.
Em vez disso, diga: “Você parece ótima!”. Em vez de comparar como ela se parecia com o que ela está agora, apenas elogie-a por estar ótima.
3. “Você era bom demais para ela (e) de qualquer jeito”
Quando alguém termina um relacionamento de qualquer tipo, pessoal ou profissional, esse comentário implica que a pessoa tem mau gosto e fez uma escolha ruim em primeiro lugar.
Em vez disso, diga: “Perda dele (a)!”. Isso fornece o mesmo suporte e otimismo sem nenhuma crítica implícita.
4. “Você sempre…” ou “Você nunca…”
Ninguém sempre ou nunca faz algo. As pessoas não se veem como unidimensionais, então você não deve tentar defini-las como tal. Essas frases deixam as pessoas na defensiva e fechadas para a sua mensagem, o que é algo bem ruim, porque você provavelmente usa essas frases quando você tem algo importante para discutir.
Em vez disso: Apenas aponte o que a outra pessoa fez que foi um problema para você. Foque nos fatos. Se a frequência do comportamento é um problema, você pode sempre dizer: “parece que você faz isso frequentemente”. Ou “você faz isso com frequência o suficiente para eu perceber”.
5. “Você parece ótimo para sua idade”
Usar “para sua” como um qualificador sempre parece condescendente e rude. Ninguém quer ser “inteligente demais para um atleta” ou “em boa forma” em comparação a outra pessoa que também tem a mesma idade. As pessoas apenas querem ser inteligentes e saudáveis.
Em vez disso: “Você parece ótima!”. Essa é fácil de consertar. Elogios genuínos não precisam de qualificadores.
6. “Como eu disse antes…”
Todos nós esquecemos as coisas de tempos em tempos. Essa frase faz você soar como se estivesse insultado por ter que se repetir, o que pode ser duro com quem vai ouvi-lo (alguém que está genuinamente interessado em ouvir sua perspectiva). Ficar insultado por ter que se repetir sugere que você ou é inseguro, ou se acha melhor do que o resto (ou os dois!). Poucas pessoas que usam essa frase se sentem desse jeito de verdade.
Em vez disso, quando você repetir, veja de que jeitos você pode transmitir a mensagem de um jeito mais claro e interessante. Desse jeito, as pessoas vão lembrar o que você disse.
7. “Boa sorte!”
Essa é uma sutil. Certamente não é o fim do mundo se você desejar boa sorte para alguém, mas você pode fazer melhor, porque essa frase implica que as pessoas precisam de sorte para serem bem-sucedidas.
Em vez disso, diga: “Eu sei que você tem o que precisa”. Isso é melhor do que desejar sorte a alguém, porque pressupõe que ela tem as habilidades necessárias para se dar bem, e isso oferece um aumento de autoconfiança. Você vai se sobressair em relação a todos os outros que simplesmente a desejaram boa sorte.
8. “Você decide” ou “O que você quiser”
Enquanto você pode estar indiferente a uma questão, sua opinião é importante para a pessoa que está perguntando (senão ela não teria perguntando em primeiro lugar).
Em vez disso, diga: “Eu não tenho uma opinião formada de qualquer jeito, mas algumas coisas que eu considero são…”. Quando você oferece uma opinião (mesmo sem escolher um lado), mostra que você se preocupa com a pessoa que pergunta.
9. “Bom, pelo menos eu nunca…”
Essa frase é um jeito agressivo e acusatório de desviar a atenção do seu erro apontando um erro antigo, provavelmente irrelevante ao momento, cometido pela outra pessoa (e que você já deveria ter perdoado).
Em vez disso, diga: “Desculpe-me”. Aceitar os seus erros é o melhor jeito de trazer a discussão para um plano mais racional e calmo, para que você consiga resolver as coisas. Admitir a culpa é um jeito incrível de evitar que as coisas tomem proporções maiores.