Javalis tóxicos no Japão: colapso de usina nuclear atingiu animal; entenda os riscos

por | mar 16, 2017 | Ciência

A população de javalis selvagens do norte do Japão carrega material radioativo. Acontece que centenas de javalis vagaram por anos na região onde aconteceu um terremoto, seguido de um tsunami, que causou vazamento de radiação na usina nuclear em Fukushima, em 2011.

De acordo com testes do governo japonês, o nível de radiação desses animais é 300 vezes mais alto do que permite os padrões de segurança, como informado pelo site de notícias do New York Times.

O fato é um problema por dois motivos: primeiro porque a região, que está vazia, e estava começando a ser reocupada, mas com a quantidade de javalis, ficará complicado voltar, já que eles podem transmitir doenças, atacar e matar seres humanos. Segundo, porque se come carne de javali por lá.

Javalis tóxicos: o que vai acontecer com eles?

Desde o acidente, cães vagam pelas ruas abandonados, ratos invadiram supermercados vazios, terras agrícolas viraram pastagens para javalis e raposas selvagens. Tudo isso gerou um dano de US$ 854 mil (quase R$ 3 milhões) para a cidade, de acordo com dados do jornal japonês Yomiuri.

shutterstock

Equipes foram contratadas para caçar os animais, que já somam mais de 13 mil. Agora, o que fazer com os javalis caçados também é um problema. Porque já não há mais espaço para enterrar os animais mortos. A alternativa seria cremar, entretanto, a radiação evapora e contamina o ar, então, ela teria que ser filtrada antes, mas falta mão de obra para o serviço.

Existem javalis no Brasil?

O Brasil não teve vazamento nuclear, mas não está livre desses animais. A população dos javalis e javaporcos (cruzamento de porcos com javalis) cresceu 500% desde 2007 e ameaça o país, por causa da sua agressividade e da capacidade de transmissão de doenças, ainda que não exista o costuma de se alimentar da carne deles.

Outros animais perigosos