Rica em vitaminas A, C e do complexo B, a beterraba ainda é boa fonte de em fibras, ferro, e proteínas. O alimento, portanto, é uma “bomba de nutrientes” que melhora a visão, possui ação antioxidante, turbina o sistema imunológico e pode até reduzir as chances de pressão alta, câncer e Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Mas enquanto os benefícios da beterraba podem ser sentidos a longo do prazo, através de seu consumo regular, algumas outras mudanças no corpo podem ser notadas imediatamente após sua ingestão.
Beterraba muda a cor do xixi e das bochechas
Se você já se assustou ao ir ao banheiro e notar mudança de cor no xixi ou nas fezes, pode se acalmar se tiver consumido beterraba recentemente. A coloração vermelha que se assemelha a sangue, na realidade, ocorre quando há a expulsão de carotenoides e flavonoides.
As substâncias antioxidantes dão cor ao alimento e podem ser eliminadas por causa do ácido presente no estômago. Nem todo mundo, porém, consegue observar a mudança, que não indica qualquer problema de saúde.
Outro “efeito colateral” do consumo de beterraba é o de bochechas avermelhadas. O fenômeno acontece por causa do nitrato presente no alimento que dilata os vasos e aumenta o fluxo sanguíneo, mudando a cor da região do rosto, rica em vasinhos.

Ciência e corpo humano
- Afinal, o que é o pomo de adão que os homens têm?
- Saliva tem utilidades curiosíssimas que você não sabia
- Olhos azuis não existiam no passado e surgiram depois de mutação