Resistente, feita de plástico, impressa em 3D e inspirada em ossos do corpo humano, uma nova forma de viga promete revolucionar os setores de arquitetura, construção e engenharia civil.
Desenvolvido e patenteado por pesquisadores da Universidade Politécnica de Valência, na Espanha, o novo sistema de fabricação ainda permite que as vigas sejam montadas em módulos, como se fossem peças de Lego.
Vigas de plástico inspiradas em osso humano
De acordo com os criadores da viga, são múltiplas as vantagens da estrutura, começando pelo fato de ela pesar até 80% menos que vigas de concreto ou metal, dispensando a necessidade de guindastes ou caminhões para o transporte e a instalação.
As vigas ainda poderiam economizar tempo e custos com material e mão de obra, e ser impressas e montadas no local, facilitando a instalação em qualquer lugar.
O projeto também é considerado sustentável, pois as vigas podem ser produzidas a partir de plástico reciclado.
A principal novidade da nova viga está em seu perfil polimérico. “É uma estrutura em favo de mel, que permite reduzir o material plástico utilizado e, consequentemente, seu peso”, afirmou em comunicado José Ramón Albio, um dos responsáveis pela pesquisa.
A viga é reforçada com elementos que garantem a rigidez da estrutura, sem nenhum componente metálico.
O desenvolvimento dessas vigas é o resultado de quase três anos de pesquisas e sua geometria alveolar é inspirada na do osso humano, mais especificamente da epífise, uma parte específica dos ossos longos, como o fêmur, por exemplo.
Nesse local há uma parte da camada óssea esponjosa, com uma estrutura trabecular, e uma camada externa mais espessa onde está o osso compacto.