Entre 10 e 14 anos de idade os meninos iniciam a produção de espermatozoides – e ela não terá mais fim. As células reprodutivas que vão promover a fertilização em um óvulo têm seu pico de fabricação quando os rapazes estão entre os 20 e 40 anos e tendem a diminuir na terceira idade.
Quantos espermatozoides um homem produz na vida?
Mesmo com a redução na produção de espermatozoide a partir dos 60 anos, a quantidade somada de “nadadores” ao longo da vida chega a ser impressionante.
Cada ejaculação considerada fértil possui cerca de 15 milhões de espermatozoides por ml de sêmen. Tendo em mente que uma ejaculação lança uma média de 1,5 a 5 ml de sêmen, imagine o quão assombroso pode chegar a produção em uma vida toda.
Como a quantidade de espermatozoides pode variar muito de homem para homem e sofre impactos relacionados a hábitos de vida, não é tão simples determinar um número exato, mas estima-se que, até os 60 anos, o homem irá produzir 111 bilhões de espermatozoides anuais. Aos 70, o número subiria para 130 bilhões, alcançando, aos 90 anos de idade, uma média de quase 170 bilhões.
Curiosidades sobre o pênis
- Injeção aplicada no pênis é novo tratamento promissor para impotência
- Refrigerante faz mal para o pênis: como o consumo afeta o sexo
- Odor forte no pênis do parceiro pode indicar alguma doença?