O que é o efeito Doppler?

O efeito Doppler é um fenômeno físico onde uma aparente troca de frequências sonoras ocorre quando a fonte deste som está em movimento em relação a quem escuta. Este fenômeno carrega o nome de seu descobridor Christian Andreas Doppler, um matemático e físico austríaco que apresentou suas primeiras teorias sobre o assunto em 1842.

O Som

Para entender o efeito Doppler, primeiro temos que entender alguns princípios básicos da física e do som.

Primeiro temos que saber que o som viaja em ondas as quais possuem uma velocidade muito rápida de 331,5 m/s. Está velocidade varia dependendo do meio que viaja, e esta velocidade mencionada corresponde ao som através do ar.

As ondas sonoras que nosso ouvido escuta, são aquelas crescentes e decrescentes que. Elas podem variar e não ser constantes como no exemplo do efeito Doppler que mostraremos abaixo.

O efeito Doppler

O efeito Doppler não é recorrente apenas ao som, mas também em outros tipos de onda.

 Para entendermos o efeito Doppler com um exemplo prático, podemos pegar o exemplo de uma sirene de carros de policia ou de uma ambulância quando passam na sua frente. O som é agudo até que a fonte sonora chega muito perto do nós.

Quando a fonte sonora está perto de nós, escutamos como se o carro estivesse parado. Quando o carro continua o caminho e vai se distancia o que escutamos é um som muito mais grave.

Isso ocorre pois as ondas aparentam se juntar ao mesmo tempo que o carro se dirige para uma direção. A imagem abaixo explica melhor esta ideia sobre as ondas e a velocidade do carro.

Como pueden ver en la imagen, el micrófono capta el sonido producido por el coche verde con una onda menos intensa y menos aguda, lo mismo que pasaría si nosotros estuviésemos en el lugar del micrófono. Por otro lado, el coche anaranjado que va avanzando presenta ondas con mucha más intensidad y por tanto también mucho más agudas.

Como podem ver na imagem, o microfone capta o som produzido pelo carro verde com uma onda menos intensa e menos aguda, o mesmo aconteceria se uma pessoa estivesse no lugar do microfone. Por outro lado, o carro laranja que está avançando apresenta ondas com muito mais intensidade e portanto, ondas mais agúdas.