O que existia antes do Big Bang?

ISTOCKPHOTO/THINKSTOCK

Muito se pergunta sobre a origem do Universo. Sabe-se que ele se originou por causa do chamado “Big Bang”, a grande explosão que causou o surgimento dos planetas que conhecemos hoje, incluindo a Terra. Mas pouco se sabe sobre o que existia antes do Big Bang. Você consegue imaginar? A BBC fez um vídeo que reúne algumas teorias:

Big Bang: o antes

Toda a matéria do Universo era vista como a chamada “Singularidade”, onde todas as leis da física simplesmente não existiam, incluindo a noção do tempo. A questão “o que aconteceu antes do Big Bang?”, portanto, não se aplica mais, porque o tempo não existia na Singularidade, logo, não existe um “antes”.

Alguns cientistas sugerem que o Universo existe desde sempre, mas se isso for verdade, dada uma quantidade finita de tempo, tudo o que poderia rolar já teria acontecido, então agora o Universo já deveria ter entrado em um estado em que todos os processos físicos fizeram seu percurso, o que obviamente não aconteceu. 

Existência de vários universos

shutterstock

Outra possibilidade é que o nosso Universo não é o primeiro a existir. Na verdade, ele vem de uma longa linha de Universos. Se o Big Bang fosse realmente a grande explosão, então voltar no tempo nos levaria ao início denso e quente de nosso Universo, e depois para o denso e quente fim do Universo anterior. Se isso for verdade, seria possível continuar rebobinando ciclos de contração e expansão, mas isso leva a mais uma pergunta: o que teria levado à explosão inicial, para começo de conversa?

Multiuniversos e a Teoria das Cordas

Mesmo que não seja o primeiro Universo, ele pode ser um de vários, criando assim um “Multiuniverso”. Alguns sugerem que o nosso é apenas uma bolha dentro de várias outras, e se houvesse uma colisão entre duas dessas bolhas, elas deixariam um padrão circular distinto, que seria visível para nós. Porém, este “rastro” nunca foi encontrado. 

O físico Paul Steinhardt tem um conceito de “Multiuniverso” que utiliza o grande número de dimensões proposta pela Teoria das Cordas. Considere nosso Universo, com três dimensões convencionais, mais o tempo, flutuando no espaço como uma membrana, representada neste caso com uma fatia de pão.

shutterstock

Muitas outras membranas podem existir uma do lado da outra (como na foto acima), cada uma contendo seu próprio Universo. A ideia é que elas consigam interagir entre si, por causa da gravidade. Neste caso, a Energia Escura que nós achamos que existe, e que acelera a expansão do nosso Universo pode, na verdade, ser o remanescente de um puxo gravitacional de outras membranas, outros Universos. E quando tais membranas colidem, acontece uma explosão do tamanho do Big Bang.

Para isso, a Teoria das Cordas precisaria ser verdadeira, e nem todos concordam com ela. Na verdade, os pioneiros científicos não conseguem chegar em um consenso quando se trata do que aconteceu antes do Big Bang. A única resposta viável neste caso é: não se sabe. 

O vídeo original você pode ver abaixo, somente em inglês: 

Mais: O que aconteceria se a Terra parasse de girar?