Dois surfistas australianos criaram uma lixeira marinha para tirar a sujeira do mar e o equipamento funciona como uma espécie de aspirador que recolhe até 1,5 kg de detritos por dia.
A ideia é bem bacana para reduzir os impactos no meio ambiente, mas não pode ser aplicada onde circulam muitas embarcações, ou seja, no mar aberto.
Segundo os criadores do projeto, que se chama Seabin, a lixeira foi feita, basicamente, para atuar em marinas, portos e clubes náuticos, que seriam os lugares ideais para começar a conter a sujeira antes de ela se espalhar pelo oceano.
Como funciona uma lixeira marinha
A lixeira marinha é feita de material reciclável e combina um sistema de sucção da água com filtragem dos resíduos. Não oferece nenhum risco à vida marinha.
Por meio de uma pequena bomba, a lixeira atrai os detritos (plástico, papel e até óleo simples) para um filtro de fibras naturais. A água limpa retorna, então, para o mar.
As lixeiras foram desenvolvidas de forma caseira, mas agora estão sendo vendidas em larga escala por 20 dólares cada uma.
https://www.facebook.com/vix.explore.brasil/videos/1918728998373206/
Ideias sustentáveis
- Outra ideia: jovem de 22 anos cria técnica para limpar oceanos
- No carro: pneu sustentável que não fura e não precisa de ar
- Mais barato: capacete de papel para ciclistas. Você já viu?