A paternidade não é desfrutada somente pelos humanos, mas também pelo reino animal. Mas, como em tudo na vida, alguns pais são melhores que outros, protegendo suas crias de todo o perigo e sendo capazes de abrir mão de suas vidas pela prole.
Leia também: 7 pessoas com animais ou plantas dentro de si
Não, agora não estamos falando de humanos e, sim, dos 5 melhores pais do reino animal. Confira:
#5 Sapo Touro
A gravidez é um processo muito complicado para as fêmeas e, mesmo que elas não engravidem de fato, os machos protegem seus ovos de uma forma muito singular: comendo todos eles. Não literalmente, claro. Para protegê-los de seus predadores, os sapos podem guardar os ovos em sua boca até o momento em que eles eclodem. Desta forma, 6 mil girinos são regurgitados. É algo asqueroso, sem dúvida, mas somente um pai desses pode fazer isso por suas crias.
#4 Lobo
É comum pensar que os lobos são animais selvagens e perigosos e, por isso, é surpreendente saber que eles são uma espécie monogâmica. Além disso, o pai lobo se encarrega de proteger as crias e a fêmea durante o parto, além de levar comida para a nova mãe. Quando os filhotes crescem, o pai lobo os ensina a caçar, sobreviver e se unir ao grupo.
#3 Cavalo-marinho
Os cavalos-marinhos machos são os únicos do reino animal a engravidar. São os machos que levam as crias em seu interior até nascerem. Parece uma tarefa fácil, mas no interior do macho ficam até 1.000 filhotes! Mas, depois do parto, o pai pode ficar tão cansado e faminto que acaba jantando alguns desses mil.
#2 Jaçanã
Os jaçanãs são aves polígamas. No entanto, muitos machos são pais extremamente dedicados e responsáveis. Uma vez que a fêmea põe os ovos, ela vai se divertir com outros machos, enquanto o pai se encarrega de cuidar do ninho e proteger as crias, até mesmo da própria mãe, já que a fêmea pode voltar e romper os ovos. Mas, se não for este o caso, o macho a aceita de volta, como se nada tivesse acontecido. Responsáveis, modernos e abnegados.
#1 Pinguim Imperador
Os pinguins são adoráveis, além de serem pais exemplares. Quando a fêmea põe o ovo, o macho se encarga de protegê-lo e aquecê-lo até que o filhote nasça. Enquanto isso acontece, a fêmea se abastece de comida e o macho não prova nem um pedaço. Quando o filhote nasce, o pai é quem dá seu primeiro alimento, uma substância parecida com o leite. Ao voltar, a fêmea oferece ao filho alimentos sólidos, quando ele já os digere bem, enquanto o pai lhe fornece calor e proteção.