
O recorde mundial de mergulho livre, um dos esportes mais extremos do mundo, é de 200 metros. A pressão da água sobre o corpo e a necesidadde de segurar a respiração levam o organismo ao limite.
Existem 5 poços tão profundos que ultrapassam os 10 quilômetros e nenhum praticante de mergulho deve se atrever chegar ao fundo. Veja:
5 – Buraco de Kermadec

A mais rasa de nossa lista, com “apenas” 10.047 metros, está localizada no Oceano Pacífico.
Em 1791 Jean-Michel Huon de Kermadec foi enviado para procurar um marinheiro. Chegando lá não encontrou seu colega, mas explorou a Nova Zelândia, dando nomes às ilhas, às plantas e ao buraco.
4- Buraco das Kuriles

O arquipélago de Kuriles fica uma região da Russia formada por um grupo de ilhas vulcanicas não muito longe de Hokkaido, a segunda maior ilha do Japão. O abismo tem profundidade máxima de 10.542 metros.
3 –Buraco das Filipinas

O seu ponto mais profundo tem 10.545 metros e também recebe o nome de Buraco de Mindanao, a segunda maior ilha do arquilpélago filipino.
2 –Buraco de Tonga

A ilha do norte forma, com a ilha do Sul, os grandes territórios de ilhas do arquipélago Neozolandês. De frente à ilha Norte está o buraco de Tonga, com 10.882 metros de profundidade.
1- Buraco das Marianas

A única que supera os 11 quilômetros de profundidade, com 11.034 metros de uma escura profundidade, tão assustador que foi chamado pela marinha britânica de “Abismo Challenger”. Os 11 quilometros de água salgada exerce uma pressão de quase 1.100 atmosferas. Ocasionalmente são descobertas novas espécies de peixe. no buraco.