Ouriço: veja 7 curiosidades sobre o animal

Thinkstock

Conhecido nos Estados Unidos como hedgehogs, este animalzinho serviu de inspiração para criar o personagem dos games “Sonic”. Os ouriços são adoráveis, e aos poucos estão conquistando as pessoas, e se tornando animais de estimação. Muitas vezes, eles são confundidos com porcos-espinhos, mas são espécies completamente diferentes.

Leia também: 9 coisas que talvez você não saiba sobre as minhocas

Veja 7 curiosidades sobreos ouriços:

#7 São animais noturnos

Thinkstock

O maior período de atividade destes pequenos animais é durante a noite. Dormem o dia todo e pela noite podem fazer muito barulho na rodinha de exercícios.

#6 Têm uma visão ruim

Os ouriços enxergam muito mal, mas compensam com uma ótima audição e olfato.

#5 Diferentes raças

THINKSTOCK

A espécie mais comum é a de ouriços africanos, mas no total existem 15 espécies, e nenhuma delas é originaria da América, embora vivam em todos os continentes. Nem todos os ouriços são marrons. Existem espécies até na cor branca.

#4 Solitários

Thinkstock

Os ouriços tendem a ser animais solitários, em geral, só se juntam para reproduzir. Os machos normalmente abandonam o ninho e a mãe fica responsável pela cria (a ninhada pode ser de 1 até 10 filhotes). A mãe também fica pouco tempo com os bebês, de 4 a 7 semanas apenas. Em alguns casos, a fêmea e o macho se alimentam dos seus bebês.

#3 Novos cheiros

THINKSTOCK

Quando sentem um novo cheiro no ar, os ouriços ficam tão emocionados que começam a secretar uma espuma, que chega a cobrir seus espinhos. Ninguém sabe ao certo o porquê deste comportamento.

 #2 Espinhos

Estes animais têm cerca de 5000 espinhos ocos com uma base flexível. Quando se sentem ameaçados, viram uma espécie de ‘bolinha’ para proteger o estômago, e deixam apenas os espinhos expostos, como mecanismo de defesa. Estes espinhos duram apenas um ano, eles caem para dar lugar a novos.

#1 Ilegais?

Thinkstock

Nos estados da Georgia, Califórnia e Arizona, os ouriços são considerados animais selvagens. Por isso, é proibido domesticá-los.