Por que o álcool nos aquece no frio?

Thinkstock

Infelizmente, isso não passa de um mito. “Mas eu realmente me sinto aquecido quando bebo álcool no frio”, você deve estar pensando.
Bom, o álcool faz a gente sentir a nossa temperatura corporal elevada, mas não nos aquece de verdade. Antes de explicar o porquê, vamos voltar a uma aula de física básica:

O álcool congela a temperaturas muito mais baixas do que a água. Se você já experimentou colocar vodca no congelador, você sabe que ela permanece magicamente líquida e intacta.
Este fator pode até dar a impressão de que bebidas alcóolicas são mais “quentes”, já que bebidas de alto teor alcóolico como a vodca congelam abaixo de – 20° graus Celsius (é por isso que consomem tanto vodca na Rússia) e a água começa a congelar a partir de 0° grau Celsius

Isto acontece por causa da baixíssima temperatura de congelamento do álcool etílico (- 117°) e 40% a 50% de bebidas como vodca, uísque e licores é álcool. etílico.                                                                                                                                                                                

Thinkstock

No entanto, a fato de bebidas alcóolicas congelarem a temperaturas mais baixas é apenas uma característica química e não as faz adicionar calor ao nosso corpo. Muito pelo contrário, o álcool faz com que a gente perca calor e pode até causar hipotermia.

Um dos efeitos do álcool no nosso organismo é a dilatação dos vasos sanguíneos, fazendo com que o sangue fique mais próximo da superfície da pele; nossas bochechas ficam vermelhas e nos sentimos mais quentes. Com o sangue migrando para a superfície e ficando fora do centro do corpo, nós estamos, na verdade, perdendo calor.

Para se ter uma ideia, nas regiões do Brasil em que o inverno é mais rigoroso, muitos são os casos de moradores de rua que acabaram morrendo de hipotermia por terem ingerido grande quantidade de álcool para se “aquecer”.

Portanto, da próxima vez que você quiser se sentir quentinho, é melhor apelar para o bom e velho chocolate quente.