
Um livro de colorir para adultos chamado “Jardim Secreto – Livro de Colorir e Caça ao Tesouro Antiestresse” tem caído no gosto das pessoas. Este fato pode ser confirmado através das várias fotos publicadas no Instagram dos que compraram este livro e neles mostram toda sua criatividade.
A psicóloga cognitiva-comportamental Maris Botari relata que este sucesso pode estar relacionado ao fato das pessoas buscarem algo que amenize o estresse, uma das funções que o livro promete.
Mas, de acordo com Maris, o estresse pode ser entendido de diversas maneiras. Em algumas situações, uns podem se incomodar mais que os outros.
Segundo a psicóloga, o livro realmente pode ajudar a amenizar o estresse, mas não pode ser considerado o único recurso para a solução deste problema.
“Qualquer atividade descompromissada pode diminuir a ansiedade, já que aciona algumas partes do cérebro e diminui a atividade de outras”, diz. “Em outras palavras, enquanto se concentra na pintura, os problemas ficam em segundo plano e isso é favorável, caso sirva apenas como um ‘descanso mental'”.
Por outro lado, essas atividades podem se tornar uma forma de negar ou fugir de problemas. “Mesmo que a pessoa se acalme e se concentre, os problemas difíceis continuarão, até que uma solução mais efetiva apareça”, explica Maris.

Além disso, ele pode ser usado para algumas pessoas adquirirem foco, disciplina, atenção e concentração, características fundamentais para lidar com as situações adversas do cotidiano.
A psicóloga também costuma usar este material como terapia, pois as cores e os elementos que o paciente escolhe dizem muito sobre quem ele é.