Especialistas indicam que um período médio entre 7 e 8 horas de sono é o considerado ideal e saudável para que o ser humano mantenha corpo e mente funcionando corretamente. E se você já se questionou sobre quanto tempo uma pessoa é capaz de ficar sem dormir, saiba que a dúvida ultrapassa gerações.
Quanto tempo é possível ficar sem dormir?
Muitas pesquisas e levantamentos já forneceram diferentes respostas à velha pergunta, mas o fato é que a quantidade de horas exatas que uma pessoa consegue ficar acordada é bastante variável e muito difícil de ser cientificamente avaliada.
O último registro de recorde mundial de tempo acordado pertence ao finlândes Toimi Soni, que teria ficado 276 horas, ou seja, mais de 11 dias, sem dormir. O Guinness Book manteve o dado até 1989 e, desde então, não mais considera tentativas por considerar a prática arriscada e, por isso, não deve ser estimulada.
O momento do sono é quando os sentidos e as funções motoras ficam suspensas: a pessoa entra em estado de inconsciência e os seus membros se mantêm inativos para evitar o desgaste e o mau funcionamento da “máquina” do corpo humano.
Dormir bem é essencial para o aprendizado, para a consolidação da memória e para produção e regulação dos hormônios e de outras substâncias fundamentais, que só acontecem quando o corpo e a mente se “desligam” e se recompõem.
Estudos científicos curiosos
- Tempo que você gasta lendo por dia pode fazer você viver mais (ou não!)
- Mulheres preferem o cheiro de homens que seguem uma dieta especifica
- Tipo de jogo diminui seu cérebro: Call of Duty ou Super Mario?