Quantos ossos tem o ser humano?

No total, temos 206 ossos, mas os bebês podem ter entre 300 e 350 ossos no nascimento.

O esqueleto
Os bebês têm mais ossos, mas, durante o crescimento, alguns deles se fundem com outros e na idade adulta chegamos ao total de 206. O crânio, o sacro e os ossos do quadril são alguns dos que se fundem.
Aproximadamente 106 ossos pertencem às mãos e pés. Além disso, 28 deles estão no crânio sendo 8 cranianos, 14 faciais e 6 no ouvido. 26 vértebras, sendo 7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, o sacro e o cóccix. 24 costelas. O osso Esterno. A cintura escapular com as clavículas e duas escápulas. Os ossos da pelve, que são três ossos unidos. 30 ossos em cada braço e perna. O osso hioide, o único que não se articula com outro osso. Entre 8 e 18 ossos que fazem parte das articulações.
 

iStockphoto/Thinkstock

Os ossos nos permitem movimento, já que, sem eles, os músculos não teriam no que se apoiar. Os ossos têm dois propósitos fundamentais: Alguns como a coluna vertebral servem para dar estabilidade e estrutura, para que possamos ficar de pé, sentar ou caminhar. Por outro lado, os ossos protegem os órgãos mais delicados, um exemplo mais claro é o crânio.
 
Apesar de considerarmos os ossos como algo inerte, de certa forma eles estão vivos pois possuem células que precisam de sangue para funcionar e se curar. A medula óssea está no centro dos ossos e cria glóbulos brancos e vermelhos.
 

iStockphoto/Thinkstock

– A mão tem 27 ossos, o pé 26 e o rosto 14
– O fêmur é o maior osso do corpo e mede aproximadamente um quarto de sua altura.
– Os humanos possuem o mesmo número de ossos no pescoço que as girafas.
– O osso que mais se rompe é a clavícula.
– Existem mais de 230 articulações moveis e semimóveis no corpo.
– O único osso completamente desenvolvido quando nascemos está no ouvido.
– Os ossos representam 14% do nosso peso.
– O osso mais forte é o fêmur.
– Os ossos são duros por fora, mas macios por dentro.
– O esmalte dos ossos é a substância mais dura do corpo.