Quando se fala em ritual de acasalamento entre os louva-a-deus, a informação mais conhecida é a de que a fêmea, durante a cópula, devora a cabeça do macho. Apesar da característica supostamente agressiva dos “finalmentes”, o encontro e o processo de sedução entre os pares é até bastante romântico.
Como é o acasalamento dos louva-a-deus
Quando um macho de louva-a-deus encontra uma fêmea, que geralmente tem o dobro de seu tamanho, ele se aproxima erguendo as patas dianteiras e movimentando as antenas. Ao entrar em contato físico com a fêmea, subindo em suas costas, o macho então inicia uma sessão de “carinhos”.
A carícia, no caso, é o constante atrito suave entre as antenas do macho e da fêmea. O acasalamento, então, segue para o momento de cópula, uma vez que o parceiro já conseguiu “conquistar” sua companheira.
Mas, durante o acasalamento, a fêmea devora a cabeça do macho, levando-o à morte. Uma das hipóteses pelo comportamento conhecido como canibalismo sexual é que o ato contribuiria para um aumento na liberação de espermatozoides, favorecendo a fecundação e a reprodução da espécie.
Curiosidades científicas sobre os animais
- Macacos sabem fazer contas: é inacreditável a forma como eles aprenderam
- Fabuloso ciclo de vida das tartarugas explica por que elas são tão incríveis
- Existe uma surpreendente explicação científica por trás das cores do panda