Saiba mais sobre o quociente intelectual

Certamente já ouviu falar alguma vez sobre quociente intelectual, mas você sabe do que se trata?

O que é quociente intelectual?

Dá-se o nome graças ao resultado obtido através de realização de provas ou testes que estão diagramados de uma forma em que ao ser resolvido, nos mostre o grau de inteligência da pessoa.

Foram criados vários tipos de teste de QI, geralmente de múltipla escolha, as quais requerem o uso da lógica, memória, interpretação de texto e muito raciocínio, baseando-se em determinados parâmetros e padrões gerais. É considerado que mais de 90% das pessoas possuem um QI de 85 a 155.

No que interfere o Q.I.?

O quociente intelectual não é nada mais que uma prova para identificar o grau de inteligência de um individuo, isso não significa que constitua uma pratica para melhorar a inteligência mas pode ajudar em um melhor desempenho pessoal da criança ou adulto.

Desta forma, seria possível organizar a vida escolar do estudante, tratando-o com atenção especial ou reforçada para os casos de QI baixos, tratando também de forma diferenciada, os casos de QI acima da média.

O quociente intelectual realmente determina nossa inteligência?

Sobre esse ponto há uma controversa, na opinião de alguns especialistas, o QI só determina a capacidade de resolver os testes, mas não sua inteligência.

Como muitos dos testes estão baseados em exercícios visuais e de memória, alguns conseguem resolvê-los tranquilamente por terem tido experiências anteriores com alguns passatempos que envolvam essa mesma habilidade. Assim seu QI possivelmente seja alto, mas não significa que sua inteligência é proporcionalmente alta.

Você pode estar se perguntando: ” Isso serve ou não?” A resposta é SIM, já que o quociente intelectual na verdade oferece uma informação para orientação da capacidade intelectual da pessoa, porém a maior dificuldade é entender como e quando se aplicam estes resultados.