Um atchim. Depois mais um. E aí três, quatro, cinco. Parece que não vai parar nunca mais. Os espirros em série são bem comuns, apesar de não acontecerem com todo mundo. Já parou para pensar por que isso acontece?
O que provoca o espirro?
O espirro é um reflexo que funciona como mecanismo de limpeza das vias aéreas, por causa de um corpo estranho ou ainda devido a uma irritação ou alergia.
Para que ele aconteça, é necessário que haja algum estímulo: quanto mais estímulos, mais espirramos, explica o otorrinolaringologista Raimar Weber, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, graduado pela Universidade de São Paulo (USP).
E quanto mais difícil expulsar ou parar de sentir o que está incomodando, mais vezes o corpo vai gerar o espirro, que não é fácil de controlar. Por isso, de vez em quando ele vem várias vezes seguidas.
“Mas espirrar em série varia de organismo para organismo. É de acordo com a sensibilidade de cada pessoa e do que está ocasionando o espirro. Por isso, algumas pessoas espirram quando olham para a luz e outras não”, aponta ele.
Como ocorre o espirro?
- Já reparou que é quase impossível espirrar de olho aberto? Entenda o porquê
- Segurar espirro é perigoso: entenda por que você não deve fazer isso
- É verdade que olhar para a luz forte faz as pessoas espirrarem? Descubra