Você é do tipo que vive corrigindo a gramática dos amigos? Leia esta matéria

Se você não consegue controlar o impulso de corrigir a fala dos amigos em uma mesa de bar, costuma mandar mensagens alertando algum conhecido por erros de escrita cometidos nas redes sociais… enfim, se vive tentando consertar a gramática de pessoas ao redor, certamente já percebeu olhares desconfiados e incomodados com seu hábito.

Você pode até estar apenas querendo ser gentil, mas saiba que, segundo um recente estudo feito pela Universidade de Michigan, EUA, e publicado pela revista científica PLoS ONE, pessoas que constantemente fazem correções gramaticais dos outros são menos sociáveis e possuem personalidade menos amigáveis.

Você tem mania de corrigir os amigos? Cuidado!

iStock

A pesquisa que pretendia avaliar o comportamento social e traços de personalidade contou com 83 participantes e foi feita em duas fases. No primeiro teste, os voluntários precisavam ler e-mails (falsos) de pessoas interessadas em dividir um apartamento. Algumas mensagens continham erros propositais e outras eram escritas corretamente.

Os leitores deveriam então julgar os remetentes baseados em suas inteligência, amabilidade, entre outros atributos e, em seguida, foram questionados sobre se os erros gramaticais que incomodavam ou influenciavam na avaliação.

iStock

Na segunda parte da pesquisa, os mesmos participantes respondiam a testes de personalidade e davam notas a si mesmos sobre níveis de sociabilidade, confiabilidade e extroversão. Todos os voluntários afirmaram que pessoas que cometeram erros nos e-mails eram consideradas piores companheiras de quarto. Porém, alguns deles foram mais duros e radicais em suas análises.

Pessoas introvertidas, por exemplo, se mostraram mais incomodadas com os erros gramaticais e menos propensas a ignorar as falhas do que as mais extrovertidas. Os pesquisadores indicam que o fato ocorre porque pessoas menos sociáveis são menos tolerantes a quem foge das convenções e mais propensas a julgar os outros por seus erros.

Comportamento pessoal