O naufrágio do Titanic, em 1912, até hoje é um dos mais famosos da história. E uma das formas mais verdadeiras de falar do episódio é relembrando quem foram as vítimas e sobreviventes daquela viagem inaugural da embarcação, que colidiu com um iceberg e causou a morte de 1.500 pessoas.
Muita gente ficou sabendo da história do Titanic após o filme que mostra o amor entre Jack (Leonardo Di Caprio) e Rose (Kate Winslet) dentro do navio, mas a história real também é muito surpreendente. Acompanhe em fotos raríssimas sobre o acidente histórico.
Fotos raras do Titanic: passageiros e mais
O luxuoso navio pertencia à companhia White Star e foi construído por 1,5 milhão de euros (o equivalente, hoje, a mais ou menos R$ 6,7 milhões). Antes de ir para alto-mar, ele passou por testes na cidade de Belfast, no Reino Unido.
Belfast, aliás, abriga atualmente um museu marítimo, o “Titanic Belfast”, e um centro de visitantes no estaleiro onde ele foi construído.
A White Star havia lançado três navios, sendo o Titanic o segundo a ter saído de Southampton, na Inglaterra. À época, a embarcação era o maior navio do mundo, com 269 metros de comprimento e 28 metros de largura. Acima, o escritório da empresa marítima, que também havia construído o navio Olympics um ano antes (ele está à esquerda do Titanic na foto abaixo).
Dentro do navio: divisão por classes sociais
Reunindo passageiros de várias partes do mundo e classes sociais, o Titanic era uma embarcação que refletia as divisões da sociedade.
Primeira, segunda e terceira classe de passageiros tinham refeições diferentes, áreas de integração e de acessos diferentes.
Na foto acima, a recepção da primeira classe. Abaixo, sala de leitura para os mais ricos que estavam embarcados.
Naufrágio: botes e vidas em jogo
A história mostra que, quando o Titanic bateu no iceberg e o naufrágio era iminente, os botes não eram suficientes para resgatar todos os passageiros (apenas para um terço deles e dos tripulantes).
Há versões que contam que alguns deles também saíram com assentos vazios, o que torna o episódio ainda mais intrigante.
Na foto acima, estão os sobreviventes do Titanic a bordo de um rebocador, chegando a Plymouth, cidade portuária britânica e pertencente ao condado de Devon. Abaixo, parte deles é recebida pelos parentes no retorno a Southampton.
Aos sobreviventes, a União Nacional dos Marinheiros e dos Bombeiros concedeu uma indenização – momento que foi registrado na imagem abaixo:
Como o navio tinha várias faixas sociais, a divisão entre os camarotes era bastante segregada: ricos e pobres não se “misturavam”, apesar de toda a estrutura de Titanic ter sido bastante luxuosa.
Aparecem nas fotos abaixo, na sequência, algumas das vítimas do naufrágio: Robert Phillips, que pertencia à segunda classe de passageiros, segundo o site Encyclopedia Titanica, o jornalista inglês William Thomas Stead, o banqueiro e empresário de mineração Benjamin Guggenheim (ao lado da mulher Florette. que não estava na embarcação) e Ida Straus, esposa do dono da loja de departamentos da Macy’s, Isidor (que também morreu no desastre).
Titanic: o que você não sabia sobre ele
- Quais personagens do filme “Titanic” eram reais? Descubra
- Motivo por trás do sumiço dos destroços do navio é curioso
- Chineses construíram uma réplica de Titanic para “ficar parada”