Você não precisa ir para o outro lado do mundo para ver paisagens surpreendentes. Pelo contrário, a América do Sul e Central batem um bolão quando o assunto é esse: tirar o fôlego pela vista que nem cabe no olhar, muito menos, no coração. Selecionamos 24 lugares inesquecíveis para você colocar em seu roteiro.
1. Perito Moreno
Glaciar Perito Moreno fica em El Calafate, na Argentina. Ou melhor, a 80 km de distância da civilização. Para começar, essa geleira é considerada uma das reservas de água doce mais importantes do mundo. Com isso, você tem a possibilidade de conhecer e vê-la de pertinho.
São 5 km de passarelas, que acompanham a geleira. Essa é uma opção incrível pra você tirar fotos incríveis e divertidas. Mas, caso você queira chegar mais perto ainda, você pode acrescentar um passeio de barco e navegar durante cerca de 1 hora pelas águas que o rodeiam.
Achou que acabava por aqui? Não! Além de ver e navegar, você pode caminhar em cima do gelo. Existem dois passeios: uma opção mais tranquila de conhecer, que é caminhando. Ou, uma caminhada (nível moderado) de sete horas e explorar absolutamente tudo em volta, inclusive, suas rachaduras.
2. Machu Picchu
Machu Picchu, fica perto de Cusco, no Peru. No entanto, para conhecer uma das maravilhas do novo mundo, você deve ir à passeio ou se hospedar por alguma cidade por perto (Cusco, Águas Calientes ou Ollataytambo).
Nem todo mundo sabe, mas é possível subir a Huaynapicchu, que é essa montanha mais alta vista na foto tradicional de Machu Picchu. São dois turnos diários pela manhã com ingressos limitados a 200 pessoas. Mas, prepare-se: a subida exige esforço físico.
Sem dúvidas, a imensidão do lugar transmite uma energia diferente, e também, uma vista sem igual. Dica: leve seu passaporte, não saia do sítio arqueológico sem garantir seu carimbo de Machu Picchu. Ele é dado gratuitamente no portão de acesso, na saída.
https://giphy.com/gifs/ruin-machu-picchu-J7wfNFYi6dpXq
3. Torres Del Paine
Torres del Paine fica localizado na região de Magalhães, na Patagônia, no extremo sul do Chile. É considerado um lugar que você não deve deixar de ir, já que é uma área de mais de 242 mil hectares unindo picos nevados, lagos, rios, geleiras, campos gigantescos em um único lugar.
No entanto, existe a melhor data para fazer a visita. A data aconselhável é entre novembro e fevereiro, quando as temperaturas atingem máximas de 20 graus e as vezes mínimas abaixo de zero durante a noite, mas não neva. Já no inverno, a neve e o gelo podem atrapalhar seu passeio.
4. Laguna Colorada
Laguna Colorada é um lago de sal, que fica na Bolívia. Essa lagoa é única e bem diferente de muitas paisagens que já vimos na América do Sul e Central. É o lar de flamingos brancos, que deixaram o cenário ainda mais especial.
Para fazer esse passeio é necessário contratá-lo assim que chegar ao Atacama, que é o ponto mais perto desse local, que fica a 150 km de distância. Com certeza, são paisagens inesquecíveis para fazer qualquer pessoa se surpreender com as fotos.
5. Caño Cristales
Esse rio fica no município de La Macarena, na Colômbia. Caño Cristales já foi considerado o rio mais bonito do mundo. Ele é especial, afinal, em qual momento você achou que poderia encontrar um rio com cinco cores? É de se surpreender!
No entanto, o que chama a atenção é a mistura de cores que pode ser vista na mudança das estações seca e chuvosa. Plantas aquáticas e algas criam uma mistura incrível de cinco tons de cores na água: vermelho, azul, amarelo, verde e preto.
6. Fitz Roy
Fitz Roy é essa montanha que você pode ver pelas fotos. Ela fica em El Chalten, um vilarejo da Patagônia, na Argentina. Você tanto pode ver de longe, o que já a torna linda e única quanto chegar bem perto. Ah, não pense que é algo desconhecido: 120 mil turistas passam lá, por ano.
Essa trilha é considerada bem difícil. No entanto, essa classificação não espanta os turistas que fazem tudo para chegar até ela. No período de verão não é incomum criarem filas para ir ou voltar na trilha. Definitivamente, é um lugar incrível.
7. Laguna Humantay
A Laguna Humantay – que fica perto de Cusco, no Peru – é uma das poucas lagoas com um nível alto acima do nível do mar. A montanha que precisa subir para encontrar essa paisagem ultrapassa os 5.000m. Se prepare, você poderá encontrar uma das melhores paisagens da sua vida.
Quando chega lá, a água é cristalina e super gelada, já que a lagoa é “abastecida” com o gelo da montanha. O tom esverdeado – dependendo da luz que incide na água – deixa qualquer um impressionado com a sua beleza. No entanto, é importantíssimo, que para esse passeio você contrate um guia/ou empresa.
8. Deserto do Atacama
Imenso e fascinante, o Deserto do Atacama, que fica no Chile, é daqueles lugares para serem visitados pelo menos uma vez na vida. Uma curiosidade: você sabia que lá é o destino mais seco do planeta, abriga o deserto mais alto do mundo e seu solo é comparado ao de Marte?
Esse deserto guarda muitos passeios para se fazer, que são: Salar de Atacama, que são rochas de sal, que rodeiam um lago incrível; os vales da Lua e da Morte também são obrigatórios no roteiro, que são formados por dunas de areia e esculturas rochosas naturais.
9. Galápagos
Você já deve ter ouvido falar de Galápagos, no Equador, né? Caso não, é um refúgio para a vida selvagem localizado na imensidão azul do Oceano Pacífico. Outro, daqueles lugares que tiram o fôlego por cada paisagem existente.
Tomar sol ao lado de pinguins, nadar com leões-marinhos, conhecer tartarugas-gigantes, andar em praias esculturais, visitar vulcões ativos fazem com que esse seja um lugar como nenhum outro do planeta.
10. Vulcão Cotopaxi
Quem viaja para o Equador, não pode deixar de visitar o Vulcão Cotopaxi, um dos mais altos do mundo. Tem como principal destaque uma enorme lagoa com cerca de 3 km de diâmetro e 250 metros de profundidade formada no interior de sua cratera.
Para chegar até lá, o ideal é se hospedar em Quito, capital do país. Além disso, com um gia, você pode andar pelo parque Nacional Cotopaxi que abriga cerca de 80 vulcões. Um passeio bem diferente, que se torna inesquecível em cada passo.
11. Montanha Aconcágua
O Monte Aconcágua, que fica em Mendoza, na Argentina, é o segundo maior pico depois do Monte Everest. Essa montanha faz parte da Cordilheira dos Andes, um conjunto de montanhas com mais de 7 mil km de extensão. São mais de 6.500 m de altitude. Se prepare!
Se você for muito aventureiro, pode tentar subir a montanha inteira com quem conhece do local. Entretanto, são necessários de 12 a 15 dias para alcançar o topo e descer. As principais dificuldades desta montanha são o clima muito instável, com frio e vento extremos, e claro, a altitude.
12. Laguna de Quilotoa
Esta lagoa fica no Equador. Ela é homônima ao vulcão e impressiona pela beleza proporcionada pela cor de suas águas. No entanto, a subida também não é nada fácil, já que a altitude também é um fator importante.
O tempo de execução depende muito do condicionamento físico, ressaltando que a volta exige bastante, devido a altitude. Quando subir, no local existem vários mirantes, onde o visitante poderá contemplar a lagoa de alguns ângulos diferentes.
13. Salar de Uyuni
O Salar de Uyuni, que fica na Bolívia, é um dos poucos lugares do mundo onde você pode experimentar a incrível sensação de estar em outro planeta. Esse local é a maior planície de sal do mundo com 10.582 quilômetros quadrados.
Além disso, esse lugar se torna mais mágico ainda, já que se tem a sensação é de estar nas nuvens. O motivo é que após as chuvas, uma fina camada de água se forma sobre o chão e acaba refletindo todo o céu. Assim, se transforma em um cenário inesquecível.
14. Oásis de Huacachina
Em meio a dunas gigantescas, um pequeno lago cria um dos cenários mais lindos do Peru: Huacachina, uma das atrações mais incríveis do deserto peruano. Você não vai acreditar, mas é uma vilinha com cerca de 100 moradores, que vivem do turismo local, em todas as épocas do ano.
Huacachina fica a pouco mais de 5 km do centro de Ica, cidade que fica a menos de 300 km de Lima. Vale dizer que não é um oásis qualquer: esse local é o único oásis no Peru e em toda a América do Sul. Perfeito para dar uma volta de buggy ou praticar sandbord, isto é, surfe na areia.
15. Lago Titicaca
O Lago Titicaca fica a 3.812 m acima do mar, perto dos Andes, entre Peru e Bolívia. Com seus 175 km de comprimento e 8.300 km, é o maior e o mais alto lago navegável do mundo. A melhor época para conhecê-lo é entre os meses de abril e junho, quando o clima está mais agradável.
Se você quiser aproveitar toda a parte cultural, esse “pequeno” lago possui mais de 40 ilhas e algumas são bem povoadas, como a Isla del Sol, a Amantani e a Taquile. Além disso, dizem que ele representa o berço dos Incas, isto é, fez parte de um império bem importante.
16. Kaieteur Falls
Nossa vizinha sul-americana, Guiana, tem uma das cataratas que mais produzem volume de água no mundo: a Kaieteur. Além disso, é a 123ª mais alta do ranking de cachoeiras mais altas do mundo, com 226 metros de altura.
Mas, nem só por isso ela está aqui, né? Acontece, que ela também é considerada uma das cachoeiras mais belas do planeta. E, o melhor: está bem pertinho da gente.
17. Lago Nahuel Huapi
O Nahuel Huapi é o maior e principal lago de Bariloche, na Argentina. Ele ocupa toda o limite norte da cidade e por ter diversas atrações em suas margens, ele acaba atraindo milhares de turistas.
Além de contemplar a natureza, em qualquer época do ano, você pode pescar – com autorização prévia – salmões e trutas, fazer mergulho, andar de caiaque, kitesurf, windsurf, stand-up paddle e barco.
18. Arquipélago de Los Roques
Los Roques fica a 40 minutos da capital da Venezuela, Caracas. É considerado um dos lugares mais bonitos do país e até da América do Sul. Ele se torna inesquecível pelo visual ser lindo com praias belíssimas e a água com aquela cor transparente.
Além disso, são vários passeios para fazer em meio a natureza, como: mergulho pelas águas cristalinas, andar de barco, caminhar na orla, e por fim, aproveitar um pouco mais da noite nesse caribe venezuelano.
19. Cartagena
As cores vibrantes de Cartagena, na Colômbia, são simplesmente inesquecíveis e envolvem os turistas em uma atmosfera mágica de romance e alegria. Além disso, você pode esperar por um lugar bem hospitaleiro e gostoso para qualquer turista.
No entanto, se você quer sol e praia, também poderá encontrar por lá. Conhecida como uma cidade para todos os gostos, Cartagena será inesquecível para suas férias, e para, sua vida.
20. San Andres
Águas cristalinas, culinária rica em muitos sabores, reggaeton, bem-estar, diversidade de atividades e lindas paisagens a um custo bem acessível para os bolsos brasileiros: este é o arquipélago caribenho de San Andres, na Colômbia.
Apesar da simplicidade da cidade em si, San Andres possui uma beleza natural fascinante de ponta a ponta. Aproveite para conhecer praias maravilhosas e mergulhar com os peixinhos.
21. Cataratas do Iguaçu
As Cataratas do Iguaçu também estão com um “pé” na Argentina. Por isso, ela também está aqui na nossa lista. São cerca de 275 quedas d’água que podem chegar a 80 metros de altura.
As cataratas despejam milhões de litros de água no Rio Iguaçu por segundo, que podem ser observadas de uma ponte, que fica em um lugar estratégia ou de um barco incrível por dentro das cataratas.
22. Terra do Fogo
Esse lugar conhecido como Ushuaia, na Argentina, é de tirar o fôlego. As pessoas chamam de fim do mundo, por ser a última cidade do mapa-mundi. As montanhas, os lagos, a fauna e a flora deixam qualquer pessoa de boca aberta. Fique atento em qualquer paisagem!
Além dos lagos, tem o Canal de Beagle, que separa as ilhas do extremo sul da América Latina. É conhecido como o marco da fronteira entre o Chile e a Argentina. Quando for pra lá, não se esqueça de levar roupa de frio.
23. Laguna 69
Localizada nos arredores da cidade de Huaraz, no norte do Peru, ela é considerada uma das lagoas mais bonitas do país. Sua beleza e fama se devem ao fato de ser uma lagoa glaciar, que é formada pelo degelo da neve das montanhas em volta.
Além disso, as águas são tão puras que sua cor azul intensa deixa qualquer pessoa surpresa. A verdade é que é tão lindo que você nem precisa ter uma boa câmera para obter fotos maravilhosas.
24. Montanha das 7 cores
Cerca de 100 km a sudeste de Cusco, no Peru, existe um arco-íris em uma montanha. É basicamente isso, já que a montanha tem sete cores. Ela fica a 5,2 mil metros acima do nível do mar. Não é tão fácil de subir, mas é dessas paisagens que valem a pena.
Essas cores se devem à grande quantidade de pedras sedimentares em erosão. Se quiser apreciá-la e comprovar, indicamos que você vá preparado. No entanto, se for no inverno, poderá ver algumas partes cobertas com gelo, que também são lindas.